Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31
Últimas Notícias

Terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31 

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Receita Federal pagará o terceiro lote do Imposto de Renda de 2025 no próximo dia 31. Haverá ainda mais dois lotes regulares neste ano, com pagamento no final de agosto e setembro.

O lote com os pagamentos será fechado pelo órgão nesta quinta-feira (17). De acordo com a Receita, seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, é provável que alguns contribuintes não prioritários consigam entrar nesse pagamento pela primeira vez no ano.

A consulta para saber se foi contemplado neste lote deve ser liberada na semana que vem, por volta do dia 24, pois a Receita costuma disponibilizar os dados uma semana antes do pagamento.

A Receita já pagou o primeiro e o segundo lotes no final de maio e junho, respectivamente. O primeiro lote não teve correção monetária, pois foi depositado no último dia de entrega das declarações, e o segundo foi pago com a aplicação de 1% sobre o valor devido ao contribuinte.

COMO FUNCIONA A FILA DE PRIORIDADES DO IR?

A fila de prioridades do Imposto de Renda atende a contribuintes que fazem parte de alguma regra legal, prevista em legislação específica, ou que são considerados prioritários porque o fisco editou norma que os beneficia.

VEJA A ORDEM DE PRIORIDADE PARA RECEBER A RESTITUIÇÃO DO IR:

1 – Idoso com 80 anos ou mais
2 – Idoso com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e com doença grave
3 – Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
4 – Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix
5 – Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix
6 – Demais contribuintes

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2025

Lote – Data de pagamento
1º lote – 30 de maio – já pago
2º lote – 30 de junho – já pago
3º lote – 31 de julho
4º lote – 29 de agosto
5º lote – 30 de setembro

COMO É FEITO O PAGAMENTO

A restituição cai na conta indicada pelo cidadão ao declarar o IR ou é paga por Pix, se o contribuinte tiver optado por receber dessa forma. A chave Pix precisa ser o número do CPF.

A Receita só faz o pagamento em conta bancária de titularidade do contribuinte, assim o pagamento não é feito caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino, informou o órgão.

COMO FAZER A CONSULTA

A consulta ao terceiro lote ainda não foi aberta. Para saber se entrou no lote será preciso entrar no site Consultar Restituição ( . É preciso informar CPF do contribuinte, data de nascimento e ano de exercício, que é 2025.

Esse sistema de consulta também é útil para quem quer saber se a declaração foi processada e também por quem teve imposto a pagar.

Também é possível fazer a consulta por meio do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), neste link. É necessário ter senha do portal Gov.br nível prata ou ouro. A consulta ao e-CAC costuma ser mais detalhada, informando onde o dinheiro será depositado, qual valor e se haverá correção.

Quando forem abastecidas as informações sobre o terceiro lote, quem entrou saberá que o pagamento está na fila de restituição, com a informação sobre a data do crédito para o dia 31 de julho.

Também há aplicativo oficial da Receita Federal para tablets e celulares que possibilita consultar diretamente nas bases do governo informações sobre liberação das restituições.

E SE O DINHEIRO NÃO ENTRAR NA CONTA BANCÁRIA?

A Receita Federal do Brasil paga as restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver algum erro nos dados informados pelo contribuinte ao enviar a declaração, há o serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição e até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *