PEQUIM (Reuters) – Os preços futuros de minério de ferro caíram nesta quarta-feira, com a preocupação de que a demanda na China diminua nas próximas semanas e pela liquidação de posições por parte de alguns investidores que estão voltando suas atenções para o carvão metalúrgico.
O minério de ferro de referência para setembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,7%, para US$ 101,75 a tonelada.
O contrato de setembro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 0,06%, a 794,5 iuanes (US$ 110,52) por tonelada.

As compras no mercado spot estão fracas, uma vez que as usinas estão cautelosas em estoque de materiais-primas antes do grande evento que ocorrerá em setembro, arrastando os preços futuros, disse Cao Ying, analista da corretora SDIC Futures, com sede em Pequim.
O grande evento indicado refere-se à cerimônia de 3 de setembro em Pequim, em comemoração ao 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
As siderúrgicas chinesas, especialmente a da região norte, geralmente restringem a produção antes de grandes eventos para garantir a qualidade do ar em Pequim.
Continua depois da publicidade
“O sentimento especulativo também é muito fraco, já que uma grande quantidade de capital fluiu para o mercado de carvão, que é mais volátil”, acrescentou Cao, da SDIC.
Três analistas e dois traders disseram à Reuters que mudaram seu foco para o comércio de carvão metalúrgico.
O carvão metalúrgico ampliou a recuperação dos preços, com alta de 6,45%, sustentada por temores de contração da oferta em meio a verificações de segurança ambiental mais rigorosas para minas de carvão e investigações do governo para verificar o excesso de produção, disseram analistas.
Continua depois da publicidade
“A flutuação de preços do carvão de coque atraiu mais investidores e capitais, o que, por sua vez, agravou a volatilidade”, disse Zhou Tao, analista da corretora Galaxy Futures.
Fique conectado