BRASÍLIA, DF, E WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Aliados do governo Lula veem o anúncio de Donald Trump de que vai impor tarifas de 50% contra o Brasil como uma interferência direta do no processo político brasileiro, com o objetivo de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e apoiadores, e avaliam que é preciso vincular os prejuízos econômicos gerados pela medida de Washington à oposição.
Trump publicou nesta quarta (9) em uma rede social uma carta endereçada a Lula. Nela, o republicano anuncia que aplicará a taxação contra o Brasil e cita o julgamento do ex-presidente Bolsonaro.
O americano afirma que a forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma “vergonha” e que o julgamento contra o ex-presidente é uma “caça às bruxas” que precisa ser encerrada imediatamente”.
Segundo a carta, as tarifas serão cobradas a partir de 1º de agosto. Trump fala em ordens “secretas e ilegais” emitidas contra plataformas de mídia nos Estados Unidos, e violação à “liberdade de expressão de americanos”.
Para auxiliares de Lula, a carta de Trump vincula de forma evidente que a punição comercial contra o Brasil tem relação com a ação de Bolsonaro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), contra a gestão do petista e as investigações do STF (Supremo Tribunal Federal) que miram o ex-mandatário.
Eduardo se licenciou do mandato em março e se mudou para os Estados Unidos para defender junto a autoridades americanas sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes e contra a gestão Lula.
Para assessores de Lula, que fazem uma análise preliminar da medida, caberá a Bolsonaro e à oposição carregarem o ônus político dos danos econômicos que as tarifas vão acarretar.
Esse discurso já tem sido explorado por aliados ao Planalto. A ex-deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC), por exemplo, escreveu numa rede social que Bolsonaro e Eduardo causam “grande prejuízo ao Brasil” e que é preciso se unir “em defesa da nossa soberania”.
Um auxiliar no Palácio do Planalto cita ainda o fato de a Comissão de Relações Exteriores do Senado, controlada por bolsonaristas, ter aprovado nesta quarta uma moção de louvor a Trump.
O requerimento votado, do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de Bolsonaro, afirma que o americano “deve ser enaltecido e lembrado como um melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa”.
Para esse auxiliar, esse tipo de ação da oposição abre um flanco para que ela seja responsabilizada pelas tarifas.
Outro ponto na análise preliminar de aliados de Lula é que Trump deixou patente na carta uma tentativa de interferência no processo político eleitoral do Brasil, assim como em ações do STF que têm Bolsonaro e grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs, como alvo.
Segundo eles, isso politiza a guerra tarifária contra o Brasil e não deixa margem para que o governo Lula ou o Supremo façam concessões às exigências americanas.
Leia Também: Trump anuncia taxa de 50% ao Brasil a partir de agosto
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Moto E22: O Celular Barato da Motorola com Som Estéreo e Tela de 90 Hz!
Uma startup de semeaddade não causou inundações
Richst Man da Índia quer virar todos os initários da TV do PC
As ferramentas de codificação da AI AI podem não acelerar todos os desenvolvedores, estudar shars
Plataforma de desenvolvimento da AI Leardship Praxis Labs vende para a tocha
Chelsea dá aula, domina PSG com frieza de dupla fatal e conquista o Mundial
Cíntia Dicker diz que Scooby ‘melhorou mil vezes’ quando filho foi morar com eles
Mbappé reencontra PSG por vaga na decisão da Copa de Clubes
Justiça: influenciadora diz que pode ser ouvida no caso Neymar x Piovani
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (69)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (83)
- Notícias (237)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (292)
- Últimas Notícias (295)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado