TechBlog
Notícias

WhatsApp exibirá anúncios para usuários e terá canais pagos por assinatura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (16), que passará a exibir anúncios na aba “Atualizações”, onde atualmente aparecem os “Status” publicados pelos usuários. Segundo a empresa, o novo espaço publicitário permitirá a descoberta de empresas e a possibilidade de iniciar conversas com elas diretamente pelo aplicativo.

A novidade será implementada de forma gradual e faz parte de uma série de mudanças na plataforma. A aba “Atualizações” é usada por cerca de 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, de acordo com dados da companhia.

Com a atualização, também será possível assinar canais dentro do WhatsApp. A assinatura, segundo a empresa, permitirá que usuários recebam atualizações exclusivas dos canais de interesse. Todos esses recursos ficarão restritos à aba “Atualizações” e serão exibidos separadamente das conversas pessoais dos usuários.

O WhatsApp diz que, para quem utiliza o aplicativo apenas para se comunicar com amigos e familiares, o serviço continuará o mesmo.

O aplicativo passará a contar também com canais promovidos. Segundo a empresa, o novo recurso tornará mais fácil descobrir canais que possam interessar aos usuários enquanto eles exploram o guia de canais.

Além disso, pela primeira vez, administradores de canais terão acesso a ferramentas para ampliar a visibilidade de seus conteúdos na plataforma. Canais que optarem por esse recurso aparecerão com uma identificação de “patrocinado”.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS?

O WhatsApp afirma que todos os novos recursos foram desenvolvidos com foco na privacidade dos usuários. As mensagens pessoais, chamadas e atualizações de status continuam protegidas por criptografia de ponta a ponta.
Segundo a empresa, mesmo com a introdução de anúncios na plataforma, o conteúdo das conversas permanece inacessível.

Para exibir anúncios no “Status” ou promover canais potencialmente relevantes, serão utilizados dados considerados limitados, como país ou cidade, idioma, canais seguidos e o modo como o usuário interage com os anúncios.

No caso de quem optou por integrar o WhatsApp à central de contas da Meta, a empresa também utilizará preferências de anúncios e dados compartilhados com outras plataformas do grupo, como Facebook e Instagram.

O WhatsApp afirma que nunca venderá nem compartilhará o número de telefone dos usuários com anunciantes. Por isso, conversas pessoais, chamadas e os grupos dos quais o usuário participa não serão utilizados para determinar os anúncios exibidos.

Postagens relacionadas

Produtora de ‘Hitman’ revela novo jogo de James Bond nesta sexta (6)

56 anos atrás

‘Doom’ regressa esta semana e já pode ver o novo trailer

56 anos atrás

Roubaram sua senha? Veja o que deve fazer a seguir

56 anos atrás
Sair da versão mobile