Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Vale Base Metals inicia operação de 2º forno de Onça Puma, no Pará
Economia

Vale Base Metals inicia operação de 2º forno de Onça Puma, no Pará 

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Vale Base Metals (VBM) iniciou nesta terça-feira a operação do segundo forno de processamento de níquel no Complexo de Mineração Onça Puma, no sudeste do Pará, elevando em 60% a capacidade de produção do ativo, a 40 mil toneladas do metal por ano.

Com investimentos de US$480 milhões, o novo forno da unidade de metais básicos da Vale levou três anos para ser finalizado e gerou 270 empregos durante a fase de construção, informou a Vale em um comunicado ao mercado.

“A conclusão do projeto do Forno 2 consolida Onça Puma como a maior operação de ferroníquel do Brasil e representa um marco significativo em nossas atividades no sul do Pará”, disse Shaun Usmar, CEO da VBM, em nota.

O início das operações do Forno 2, juntamente com o aumento da produção subterrânea em Voisey’s Bay, no Canadá, deverá elevar a produção de níquel para entre 210 mil e 250 mil toneladas até 2030.
Para 2025, a VBM manteve sua meta de atingir produção de níquel entre 160 mil e 175 mil toneladas em 2025.

A Vale detém 90% da Vale Base Metals e os demais 10% pertencem à Manara Minerals Investment Company.

O Complexo de Mineração Onça Puma conta atualmente com mais de 1.800 funcionários e contratados permanentes, segundo a mineradora.

Continua depois da publicidade

Usmar reiterou ainda que a empresa permanecerá investindo na expansão de sua presença na região e no fortalecimento do portfólio da empresa de minerais críticos.

Postagens relacionadas