TechBlog
Últimas Notícias

Usuários do Oracle Java se voltando para o código aberto após auditorias frequentes e caminhadas de preços


  • Quatro em cada cinco migraram, estão migrando ou migrarão do Oracle Java, o relatório encontra
  • 66% concordam que podem economizar 40% mudando para o código aberto
  • 96% concordam que têm preocupações com licenciamento ou preço

Quatro em cada cinco (79%) organizações migraram, estão migrando ou planejam migrar para o Java de código aberto, com quase tantos (73%) usuários do Oracle Java tendo auditado sua configuração nos últimos três anos, afirmou uma nova pesquisa.

De fato, apenas 14% dos entrevistados em Azul pesquisar O foco nos líderes da ITAM/SAM disse que planeja continuar com a assinatura Java da Oracle, com dois terços estimando que eles poderiam economizar pelo menos 40% mudando para Java de código aberto.

A notícia ocorre após quatro mudanças separadas no preço do Oracle entre 2020 e 2023, incluindo uma grande mudança de 2023 para os preços baseados em funcionários, o que causou aumentos significativos de custo para muitos clientes.

Os clientes da Oracle Java estão descontentes com os custos

Embora o custo tenha sido citado como um dos principais motivos da migração em 51% dos que migraram, com 29% também observando imprevisibilidade orçamentária, mais entrevistados estavam preocupados com a segurança e a confiabilidade (57%). Muitos também estavam preocupados com a escalabilidade (49%), a cumplicidade e a conformidade de licenciamento (28%) e a compreensão dos termos da Oracle (27%).

De fato, enquanto alguns clientes planejam permanecer com o Oracle, 96% dos usuários do Oracle Java têm algum nível de preocupação com o licenciamento e o preço da empresa. Apenas 1% dos entrevistados não estavam interessados em nenhum dos benefícios da fonte aberta.

Ainda assim, as mudanças de preços da Oracle não foram totalmente negativas, provocando mudanças organizacionais saudáveis em outras áreas.

Dois em cada cinco (39%) concordaram que a mudança de 2023 para os preços baseados em funcionários os levou a implementar melhores sistemas para monitorar os custos de uso e licenciamento dos funcionários, com 29% também observando uma melhor colaboração entre departamentos.

“À medida que os encargos financeiros e operacionais do licenciamento de software crescem, as organizações estão reconhecendo a necessidade de abordagens mais inteligentes e colaborativas para gerenciar riscos e reduzir os gastos”, concluiu o relatório.

Você também pode gostar

Informações de TechRadar

Postagens relacionadas

Hamas anuncia que vai libertar dez reféns: “Negociações difíceis”

56 anos atrás

Tarifas? Trump diz que países deviam agradecer: “Muitos anos de carona”

56 anos atrás

“Caminho dourado”: astronauta revela foto impressionante da Terra à noite

56 anos atrás
Sair da versão mobile