Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Ucrânia rompe relações com Nicarágua por apoio à invasão russa
Mundo

Ucrânia rompe relações com Nicarágua por apoio à invasão russa 

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha‎, anunciou o rompimento das relações diplomáticas entre seu país e a Nicarágua como resposta ao reconhecimento nicaraguense de territórios ucranianos invadidos pela Rússia como russos.

“A Ucrânia rompeu oficialmente relações diplomáticas com a República da Nicarágua”, declarou Sybiha por meio de sua conta no X.

“Essa decisão ocorre em resposta ao reconhecimento da Nicarágua da denominada ‘soberania’ da Rússia sobre os territórios ucranianos ocupados temporariamente nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia, Kherson e Crimeia”, afirmou o ministro.

“Consideramos esta decisão como uma tentativa deliberada de minar a soberania da Ucrânia e sua integridade territorial, uma grosseira violação da Constituição da Ucrânia, da Carta das Nações Unidas e das normas fundamentais do direito internacional”, acrescentou.

Sybiha ressaltou que o reconhecimento dessas regiões ocupadas pela Rússia representa o “alinhamento político” do país centro-americano com o “agressor” do conflito na Ucrânia.

“A decisão da Nicarágua busca legitimar a captura violenta de territórios”, declarou Sybiha antes de se referir ao pequeno país americano como “cúmplice do crime da agressão contra a Ucrânia”.

“O ‘reconhecimento’ pela Nicarágua da ocupação russa é nulo e sem efeito do ponto de vista jurídico. Não altera, nem jamais alterará as fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia”, afirmou o ministro.

“A Ucrânia continuará respondendo com firmeza a qualquer tentativa de minar sua soberania e integridade territorial”, acrescentou.

Postagens relacionadas