O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar países que importam petróleo da Rússia com tarifas adicionais na terça-feira (5), durante um evento na Casa Branca.
Segundo o republicano, que falou pela primeira vez sobre essa possibilidade no mês passado, parceiros de Moscou, como China, Índia e Brasil, podem receber novas cobranças dos Estados Unidos, que podem chegar a 100%.
A decisão poderá ser anunciada por Trump nesta quarta-feira (6). “Vamos tomar uma decisão sobre sanções a países que compram energia russa após a reunião de amanhã (quarta-feira) com a Rússia”, disse o presidente americano.
Segundo dados do think tank finlandês Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), em 2024, o Brasil foi o segundo maior comprador de diesel russo, ficando atrás apenas da Turquia. Nos seis primeiros meses do ano, o produto russo representou 39,1% do volume adquirido pelo Brasil.
O prazo do ultimato dado a Putin para sentar à mesa de negociações e encerrar a guerra na Ucrânia vence nesta sexta-feira (8). Até o momento, o ditador de Moscou não deu sinais de que vai acatar o pedido do republicano.
A tarifa adicional de 40% aos 10% já aplicados pelos Estados Unidos ao Brasil entra em vigor nesta quarta-feira. Já a Índia, outro parceiro comercial da Rússia, deve sofrer impostos de 25% sobre bens importados, além de outras possíveis penalidades ainda não especificadas por Trump.
Fique conectado