O presidente Donald Trump comentou nesta terça-feira (5) que espera anunciar tarifas sobre semicondutores e chips na semana que vem para forçar esses componentes de alta tecnologia a serem fabricados nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que afirmou estar pensando em aumentar progressivamente as tarifas sobre produtos farmacêuticos para 250%.
Em entrevista ao canal CNBC, Trump garantiu que “na semana que vem” o governo anunciará tarifas específicas sobre semicondutores e chips porque quer “que eles sejam fabricados nos Estados Unidos”, lembrando o investimento multimilionário que a taiwanesa TSMC fez no Arizona (durante o mandato de Joe Biden) para produzir esses componentes nos Estados Unidos.
Quanto aos produtos farmacêuticos, o líder republicano disse que inicialmente o aumento das tarifas será pequeno, de modo que dentro de um ano, “ou no máximo em um ano e meio”, elas aumentarão em 150% “e depois subirão para 250%”, o maior aumento setorial pronunciado pelo presidente até agora.
Trump também defendeu a ameaça de novas tarifas sobre países como a Suíça, com um aumento de 39% se não houver acordo nesta semana, com o argumento de que são países que têm um alto déficit com os Estados Unidos.
O mandatário americano também disse que nas “próximas 24 horas” poderá anunciar novas tarifas sobre a Índia pela compra de petróleo russo, “que ajuda a financiar a máquina de guerra”, depois de concordar em aumentar as barreiras comerciais ao país em 25%.
Fique conectado