O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão ao bilionário chinês Changpeng Zhao, fundador da corretora de criptomoedas Binance, nesta quinta-feira (23).
De acordo com a Casa Branca, o bilionário foi “perseguido” pelo antecessor de Trump, o democrata Joe Biden, em sua “guerra contra as criptomoedas”.
“O presidente Trump exerceu sua autoridade constitucional ao conceder perdão ao Sr. Zhao, que foi processado pelo governo Biden em sua guerra contra as criptomoedas”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em um comunicado nesta quinta-feira. “A guerra do governo Biden contra as criptomoedas acabou”, enfatizou.
O fundador da Binance, considerado por muitos anos o homem mais rico do setor cripto, se declarou culpado em 2023 por não cumprir as regras de combate à lavagem de dinheiro e chegou a cumprir quatro meses de pena em um presídio federal, após uma investigação aberta por reguladores financeiros e promotores dos Estados Unidos durante a gestão democrata. Esse processo tirou a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, dos Estados Unidos.
Segundo o Wall Street Journal, no início deste ano, a empresa contratou o lobista Ches McDowell para ajudar seu fundador a conseguir o perdão presidencial. O jornal também informou que, desde a eleição de Trump, a Binance tem contribuído para a construção do empreendimento de criptomoedas World Liberty Financial da família do presidente.
Zhao atualmente mora nos Emirados Árabes Unidos. Além do bilionário, outros executivos do setor cripto receberam clemência do presidente americano. Em março, Trump perdoou Arthur Hayes, cofundador da corretora BitMEX, que também se declarou culpado de violar leis de combate à lavagem de dinheiro.
Ross Ulbricht, apontado como criador do mercado de drogas Silk Road, movimentado pela moeda digital Bitcoin, também recebeu perdão do republicano. Desde o retorno de Trump à Casa Branca, reguladores financeiros dos Estados Unidos encerraram diversos processos iniciados pelo governo Biden referentes ao mercado de cripto.
Fique conectado