O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (29) que ordenou ao Departamento de Guerra o início imediato de novos testes com armas nucleares. A decisão foi comunicada em postagem na rede Truth Social, na qual o presidente afirmou ter instruído o Pentágono a realizar testes “em base equivalente” aos conduzidos por outras potências, como Rússia e China.
“Os Estados Unidos têm mais armas nucleares do que qualquer outro país. Isso foi conquistado, incluindo uma atualização e renovação completa das armas existentes, durante meu primeiro mandato. Por causa do tremendo poder destrutivo, odiei fazer isso, mas não tive escolha! Rússia é a segunda, e a China é um distante terceiro, mas estará no mesmo nível em cinco anos. Por causa dos programas de testes de outros países, instruí o Departamento de Guerra a começar a testar nossas armas nucleares em base equivalente. Esse processo começará imediatamente”, escreveu Trump.
O anúncio de Trump ocorreu dias depois de o ditador russo, Vladimir Putin, declarar que Moscou havia testado com sucesso um novo míssil de cruzeiro nuclear chamado Burevestnik, com alcance superior a 8 mil milhas, segundo o Ministério da Defesa russo.
A nova diretriz presidencial foi divulgada horas antes do encontro entre Trump e o ditador chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, o primeiro desde 2019. Durante seu primeiro mandato, Trump supervisionou uma ampla modernização do arsenal nuclear americano e já havia defendido a expansão das capacidades estratégicas dos Estados Unidos neste setor.
Fique conectado