O governo dos Estados Unidos iniciou nesta sexta-feira (10) as demissões de servidores federais em meio à paralisação do governo que já dura dez dias.
“As RIFs (reduções forçadas de pessoal) começaram”, anunciou o diretor do Escritório de Administração e Orçamento (OMB), Russell Vought, em mensagem publicada na rede social X.
Desde antes do fechamento do governo em 1º de outubro, a Casa Branca havia alertado que as demissões seriam inevitáveis caso o Congresso não chegasse a um acordo orçamentário. O Escritório de Orçamento comunicou às agências federais que apenas funcionários legalmente obrigados a continuar trabalhando seriam mantidos.
De acordo com fontes do governo, a equipe do presidente Donald Trump pretende aproveitar a paralisação para avançar no plano de reestruturação da máquina pública. A meta é eliminar cargos considerados desnecessários e alinhá-los às prioridades da atual administração, como parte da política de contenção de gastos.
O impasse entre republicanos e democratas sobre o novo pacote orçamentário continua travando o funcionamento de órgãos federais. O Senado voltará a se reunir na próxima terça-feira (14) para votar novamente a proposta republicana de financiamento, que mantém cortes em setores considerados de baixa prioridade e reforça investimentos em segurança de fronteiras, infraestrutura e defesa nacional.
Fique conectado