O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido nesta segunda-feira (27) com honras reais no Japão, em uma cerimônia no Palácio Imperial de Tóquio, onde se encontrou com o imperador Naruhito. A visita marca a segunda vez que Trump é recebido pelo monarca japonês – a primeira foi em 2019, logo após a entronização de Naruhito.
“É maravilhoso vê-lo novamente”, disse o imperador ao cumprimentar o presidente dos EUA, segundo relatou o The Wall Street Journal. Trump respondeu com elogios, chamando Naruhito de “grande homem”. O encontro, que durou cerca de 30 minutos, abriu a agenda de uma viagem estratégica de Trump pela Ásia, que inclui negociações comerciais e de segurança.
Trump desembarcou em Tóquio após assinar uma série de acordos de investimento e comércio com quatro países do Sudeste Asiático. O presidente americano busca agora consolidar um entendimento com o ditador chinês, Xi Jinping, com quem deve se reunir nesta quinta-feira (30) em Gyeongju, na Coreia do Sul, para discutir o possível fim da guerra tarifária.
Durante sua passagem por Tóquio, Trump também deve se encontrar ainda nesta terça-feira (28) com a nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, a primeira mulher a ocupar o cargo. Segundo a Associated Press, o presidente americano elogiou nova premiê japonesa e destacou sua ligação com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, de quem era amigo próximo.
“Ouvi coisas fenomenais sobre ela, e o fato de ter sido uma grande aliada de Shinzo Abe realmente ajuda o Japão e os Estados Unidos”, disse Trump.
Trump reiterou que pretende “reforçar a grande amizade” entre os Estados Unidos e o Japão e destacou que a Ásia é “central” para sua estratégia de prosperidade e estabilidade no Indo-Pacífico.
Fique conectado