O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (17) que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, lhe “ofereceu tudo” para evitar um conflito com a maior potência militar do planeta.
O mandatário americano foi perguntado por um repórter, durante entrevista coletiva na Casa Branca, se Maduro havia oferecido fazer concessões a Washington, com quem Caracas protagoniza uma escalada de tensões desde o final de agosto.
“Ele ofereceu tudo, ele ofereceu tudo. Você tem razão. Sabe por quê? Porque ele não quer f* com os Estados Unidos”, respondeu Trump, sem dar maiores detalhes.
Os Estados Unidos iniciaram no final de agosto uma operação militar no Mar do Caribe que visa barcos que transportariam drogas de gangues venezuelanas, ofensiva que já matou 27 traficantes, segundo a Casa Branca. O regime chavista considera essa operação uma desculpa para uma intervenção militar na Venezuela.
Nesta semana, Trump afirmou que autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) a realizar operações “letais” na Venezuela e que, além dos bombardeios a embarcações, cogita ações “por terra” no país sul-americano.
Na sexta-feira passada (10), o New York Times publicou uma reportagem que apontou que Maduro teria oferecido abrir todos os projetos de petróleo e ouro, atuais e futuros, para empresas americanas, conceder contratos preferenciais a companhias dos EUA, direcionar para os Estados Unidos o fluxo de exportações de petróleo venezuelano que vai para a China e cancelar os contratos de energia e mineração do país com empresas chinesas, iranianas e russas.
Fique conectado