O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que seu governo prepara a ampliação das operações militares em curso contra cartéis de drogas na América Latina.
Em reunião na Casa Branca, Trump declarou que “a terra será o próximo passo”, ao fazer comentários sobre a série de ataques navais que os EUA estão realizando desde setembro no Caribe e no Pacífico. Segundo a agência Reuters, as ações já resultaram na morte de cerca de 40 narcotraficantes em embarcações, algumas próximas à costa venezuelana.
“Agora elas [as drogas] estão chegando por terra. você sabe, a terra será o próximo passo [das operações]”, afirmou o presidente.
“Acho que não vamos necessariamente pedir uma declaração de guerra [ao Congresso dos EUA]. Acho que vamos apenas matar pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país. Está bem? Vamos matá-las”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.
Os Estados Unidos justificam a operação em curso no Caribe como parte de uma ofensiva contra o narcotráfico regional. Segundo o governo americano, a presença militar na região visa conter o tráfico de drogas proveniente da Venezuela, onde o regime do ditador Nicolás Maduro é acusado de liderar uma facção narcoterrorista e de viabilizar a entrada de drogas em solo americano.
Caracas rejeita essa acusação e diz que as operações no Caribe são uma forma de forçar uma mudança de regime na Venezuela.
Fique conectado