O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que seu governo capturou mais de 3 mil supostos narcotraficantes e apreendeu mais de 69 toneladas de narcóticos nas últimas semanas.
“Em questão de semanas, foi realizado o maior número de prisões de líderes de cartéis e membros de gangues na história dos Estados Unidos”, declarou Trump durante uma mesa redonda na quinta-feira sobre cartéis de drogas e tráfico de migrantes na Casa Branca.
De acordo com dados do governo, os agentes federais prenderam mais de 3.266 pessoas supostamente ligadas a grupos do crime organizado.
Por sua vez, a procuradora-geral, Pam Bondi, explicou que foram apreendidas mais de 69 toneladas de diferentes substâncias como cocaína, fentanil e heroína. Bondi também informou que 50% do fluxo de fentanil que entra no país caiu nas últimas semanas.
O anúncio de Trump ocorreu em meio a uma campanha militar que se estendeu em águas internacionais no Caribe e, mais recentemente, no Pacífico, onde o Comando Sul destruiu duas “narcolanchas” em 24 horas.
Nesta sexta-feira, o Pentágono intensificou sua campanha contra a entrada de drogas nos Estados Unidos com o envio de um grupo de ataque de porta-aviões à região do Caribe, o sinal mais forte até o momento de que as operações contra o narcotráfico devem ser expandidas, conforme antecipou o presidente americano no dia anterior.
Fique conectado