Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Trump autoriza Exército a atuar contra cartéis fora dos EUA
Mundo

Trump autoriza Exército a atuar contra cartéis fora dos EUA 

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem secretamente para permitir a atuação do Exército americano em ações de combate a cartéis fora do país, segundo informações do jornal The New York Times divulgadas nesta sexta-feira (8).

Fontes familiarizadas com o assunto disseram anonimamente ao Times que o republicano autorizou com a nova diretriz que as forças americanas atuem contra certos cartéis de drogas latino-americanos que seu governo considerou organizações terroristas no começo do segundo mandato.

A medida é o passo mais recente de Trump na luta contra os traficantes que enviam drogas, como o fentanil, para estados americanos e provocam crises de saúde pública.

Segundo as fontes, a ordem fornece uma base oficial para possíveis operações militares diretas no mar e em solo estrangeiro contra cartéis. O Pentágono ainda avalia como poderia operar nesse sentido.

No início do ano, o mandatário republicano ordenou o envio de tropas da Guarda Nacional e da ativa para a fronteira dos EUA com o México, justificando a medida em sua política de combate ao tráfico de fentanil e entrada de imigrantes pela fronteira.

O Times não conseguiu verificar se o governo americano possui algum respaldo legal para conduzir essas operações. Por exemplo, na hipótese de morte de algum criminoso pelos EUA, se isso poderia ser considerado legítimo ou seria considerado “assassinato”.

Questionada sobre a ordem de Trump, a Casa Branca respondeu por e-mail ao jornal que “a principal prioridade do presidente Trump é proteger a pátria, e é por isso que ele tomou a ousada medida de designar vários cartéis e gangues como organizações terroristas estrangeiras”. O Departamento de Defesa não comentou a medida.

Postagens relacionadas