TechBlog
Mundo

Trump anuncia tarifas de 30% para México e União Europeia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, neste sábado (12), a implantação de novas tarifas de 30% para produtos importados do México e da União Europeia (UE), que entrarão em vigor em 1º de agosto.

O anúncio das taxações foi divulgado por meio de cartas compartilhadas separadamente nas redes sociais do presidente americano, com destino à presidente do México, Claudia Sheinbaum, e à líder do bloco europeu, Ursula von der Leyen.

No caso da União Europeia, Trump afirma que consideraria uma possível redução caso o bloco oferecesse “acesso completo e aberto ao mercado para os Estados Unidos, sem tarifas sendo cobradas para nós”. As recém-anunciadas taxas devem substituir as “tarifas recíprocas” de 20% que haviam sido divulgadas por Trump em abril. Trump justifica a medida como uma “correção ao desequilíbrio comercial persistente” e sinaliza que a isenção é possível se a produção for realocada para os EUA.

Para os mexicanos, Trump “sugeriu” que ele consideraria negociar as tarifas caso o país “fizesse mais” para combater os cartéis de droga, cujas ações têm transformado “toda a América do Norte em um playground de narcotráfico”. “Como já se sabe, não haverá tarifas se o México ou empresas de seu país decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos”, diz a carta, em semelhante pronunciamento à União Europeia.

Assim como no caso da UE, as novas taxas para produtos oriundos do México devem substituir as tarifas de 25% anteriormente impostas pelos EUA sobre produtos mexicanos que não estão em conformidade com o acordo de livre comércio EUA-México-Canadá.

Postagens relacionadas

Criminoso usa IA para se passar por Marco Rubio

56 anos atrás

Presidente do Equador quer “castração química” para estupradores

56 anos atrás

Países da Europa firmam pacto sobre uso de armas nucleares

56 anos atrás
Sair da versão mobile