O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (4), por meio de uma publicação em sua rede Truth Social, que irá aumentar “substancialmente” as tarifas sobre produtos importados da Índia. A decisão, segundo Trump, é uma resposta direta às compras de grandes volumes de petróleo russo pelo governo indiano e à revenda desse petróleo no mercado internacional. A medida ocorre em meio à continuidade da guerra na Ucrânia e ao debate internacional sobre o financiamento indireto da máquina de guerra russa.
Na postagem, o presidente norte-americano declarou que “a Índia não está apenas comprando quantidades massivas de petróleo russo, eles estão, para grande parte do petróleo adquirido, revendendo no mercado aberto para obter grandes lucros. Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa”.
Apesar do anúncio, Trump não detalhou qual será o novo percentual da tarifa nem quais produtos serão afetados pela medida.
De acordo com informações da agência Reuters, a publicação de Trump ocorre poucos dias após o presidente Trump ter sinalizado a intenção de impor uma tarifa de 25% sobre bens importados da Índia, além de outras possíveis penalidades não especificadas. Ainda assim, o líder americano voltou a intensificar o tom diante da continuidade das transações indianas com o petróleo russo, em especial num contexto em que Washington busca isolar economicamente Moscou em razão da invasão da Ucrânia.
A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, adotou uma postura neutra e pragmática na guerra da Ucrânia e passou de importar menos de 2% de seu petróleo da Rússia para mais de um terço, tornando esse país o principal fornecedor e aproveitando os descontos oferecidos. O governo indiano, liderado pelo premiê Narendra Modi, defende a importação de petróleo da Rússia como uma decisão de “interesse nacional” e uma ação que contribui para a estabilidade energética global.
Fique conectado