A OpenAI já provou que tem um “Toque de Midas” quando se trata de fazer parcerias com outras empresas de tecnologia para implantar seus produtos de inteligência artificial. Seu poder de movimentar ações, porém, está se espalhando rapidamente para empresas que ela sequer menciona brevemente como parceiras.
A empresa por trás do ChatGPT realizou seu evento anual para desenvolvedores na segunda-feira, e simples menções a outras empresas de capital aberto pelos apresentadores fizeram as ações dessas companhias dispararem. Entre os destaques: Figma subiu até 16%, HubSpot ganhou 11% e Salesforce avançou 4,2%. Empresas de viagens online também tiveram picos momentâneos, com Expedia e TripAdvisor subindo pelo menos 7%. Até as ações da fabricante de brinquedos Mattel saltaram quase 6%.
A maioria foi citada como parceira cujos aplicativos estão sendo incorporados ao ChatGPT, o bot de IA que conta com cerca de 800 milhões de usuários semanais. Embora essas integrações estejam longe do acordo que a AMD e a OpenAI divulgaram na segunda-feira, esse pacto serviu para mostrar aos investidores de varejo e momentum o quão influente tal movimento pode ser: as ações da AMD dispararam 25%, adicionando US$ 68 bilhões em valor de mercado.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
“Este é um mercado de momentum, onde qualquer coisa relacionada à OpenAI movimenta ações e as pessoas ignoram os fundamentos”, disse Joe Saluzzi, sócio da Themis Trading.
Os movimentos lembram os vistos nas ações de empresas mencionadas pelo CEO da Nvidia, Jensen Huang, em sua conferência GTC no ano passado. As ações das fabricantes de software de engenharia Synopsys, Cadence e Ansys subiram após Huang dizer que as empresas usarão seus novos processadores baseados em Blackwell para colocar mais aprimoramentos de IA em seus produtos.
A OpenAI recentemente concluiu um acordo para ajudar funcionários a vender ações, o que resultou em uma avaliação de US$ 500 bilhões para a empresa, tornando-a a maior startup do mundo. Essa avaliação, junto com a escala dos movimentos relacionados à IA, tem levado a crescentes preocupações de que o crescimento e os movimentos das ações sejam insustentáveis. O discurso sobre uma bolha de IA tem se intensificado nos últimos meses, com alguns investidores comparando essa negociação à euforia das empresas ponto-com.
Continua depois da publicidade
“Obviamente, não sabemos as implicações de receita de qualquer coisa mencionada pela OpenAI, mas, embora esses tipos de movimentos possam ser preocupantes, há muito dinheiro sendo feito e gasto em IA”, disse Saluzzi. “Não estamos falando de Pets.com. Todos percebem que estamos em uma fase de bolha. O problema é que ninguém sabe se estamos no começo ou perto do fim.”
© 2025 Bloomberg L.P.
Fique conectado