OLED vs mini-liderado é uma batalha que está se esforçando há alguns anos. Enquanto LG, Sony e Panasonic se sentam firmemente no acampamento OLED, Samsung, Hisense e TCL colocam sua confiança mais em mini-liderados. É verdade que a maioria dessas marcas possui os dois tipos de TV em suas escalações, mas fica claro qual deles favorece.
A Samsung e a LG são criadores de algumas das melhores TVs, e você encontrará regularmente a Samsung no topo da nossa melhor lista de TVs e LG no topo das melhores TVs OLED. Cada um teve uma exibição forte com seus principais modelos em 2025, com o Samsung QN90F (Mini-RED) e o LG G5 (OLED) ganhando cinco estrelas em suas críticas. Mas e os modelos de gama média?
Recentemente, testei o Samsung QN80F e dei quatro estrelas na minha revisão, principalmente devido à sua qualidade de som médio, tela reflexiva e uma imagem às vezes inconsistente. Eu também tive a chance de avaliá-lo lado a lado com o OLED mais básico da LG: o LG B5. Enquanto essas TVs se sentem em lugares diferentes em suas respectivas escalações, eles têm preços de maneira muito semelhante, com o QN80F de 55 polegadas vendendo por US $ 1.299 / £ 1.199 e o B5 de 55 polegadas por US $ 1.299 / £ 1.399.
Então, como o QN80F se sai contra o ‘mais barato’ 2025 OLED no mercado e qual TV vale o dinheiro?
Color -me impressionado
As TVs Samsung e LG têm uma reprodução de cores excepcional, com cores nos modelos liderados por mini-Samsung geralmente parecendo brilhante e forte, e os Oleds LG parecendo mais profundos e ricos. Colocando o mini-qn80f ao lado do LG B5, esse foi mais uma vez o caso.
Com ambas as TVs definidas para os modos de imagem de filme, eu assisti o assistente e a cena de um Blu-ray 4K de Malvadoe o B5 demonstrou cores mais ousadas e mais envolventes. Flores rosa, detalhes azuis sobre paredes e uniformes e a pele verde de Elphaba pareciam mais vívidas no B5, principalmente devido ao contraste mais forte do B5. As cores ainda pareciam brilhantes e vibrantes no QN80F com a mesma cena, mas não tinham a mesma profundidade.
A medição da gama de cores UHDA-P3 em ambas as TVs produziu resultados de 93,05% no Samsung QN80F e 99,5% no LG B5, por isso não é de uma surpresa real que o B5 tenha vantagem quando se tratava de profundidade e detalhes.
Brilho e reflexões
O brilho é onde o Samsung QN80F recebe uma grande vitória. Embora o Mini-lider seja tradicionalmente uma tecnologia de exibição mais brilhante que o OLED, os principais OLEDs, como o LG G5 e o Samsung S95F, fizeram grandes progressos ao dar um impulso ao OLED, com os dois atingindo mais de 2.000 nits. Mas, novamente, essas TVs caras usam novos painéis OLED avançados (QD-OLED no S95F e ‘Four Stack’ OLED no LG G5).
O LG B5 usa um painel W-OLED padrão e, quando se trata de brilho, mostra. Quando medi o brilho do pico de HDR do B5, ele atingiu 668 nits no modo de filme, enquanto o Samsung QN80F registrou a 1.106 nits no mesmo modo. Uma diferença de brilho quase 500 nit é fácil de apreciar, e como Elphaba passou por um campo de trigo na mesma cena do mago e eu de Malvadoo sol parecia mais brilhante no QN80F, graças ao seu alto brilho HDR nos destaques de pico, e o trigo em si tinha uma aparência mais brilhante e mais atraente.
Uma coisa que não poderia ser ignorada na minha comparação foi o quão reflexivo as telas ambos TVs eram. Antecipei isso do B5, principalmente devido ao seu brilho HDR de tela cheia de baixa medida (uma escassa 131 nits), mas eu esperava que o QN80F, que registrou 754 nits no mesmo teste, com melhor desempenho. Em condições de iluminação de salas brilhantes, essas duas TVs sofrem de reflexões distraídas semelhantes ao espelho ao assistir cenas mais sombrias. Em condições diminuídas, eles têm melhor desempenho, mas ainda pode haver reflexões visíveis.
Níveis negros: o melhor amigo de Oled
Apesar de uma tela muito reflexiva nas duas TVs e em suas lutas com a exibição de quarto brilhante, elas exibem contraste decentes na maioria dos ambientes. O mais alto brilho do QN80F dá um mais forte percebido Contraste graças à maior diferença de brilho entre tons claros e escuros. Mas olhe mais de perto, e fica claro que os níveis de contraste e pretos são áreas onde o OLED brilha.
Assistindo à cena da luta do metrô e abrindo a cena do crime em O Batmano B5 demonstrou um contraste excelente e, embora houvesse um toque de paixão negra às vezes, os detalhes de sombra também eram excelentes. Eu achei o QN80F ter um sólido contraste em visualização isolada durante meus testes, mas ao lado do B5, houve um vencedor óbvio. As texturas mais nítidas do B5 e os detalhes mais delicados também deram à imagem um efeito mais parecido com 3D.
Os negros no B5 também têm essa qualidade de tinta que os fãs OLED adoram. Em ambos O Batman e em Nosferatuparticularmente as cenas em que Hutler chega pela primeira vez ao castelo de Orlock, os níveis pretos do QN80F foram levemente elevados, assumindo um tom mais cinza, enquanto o preto da floresta e o céu noturno eram realmente tão agoureiosos e ameaçadores quanto pretendidos no B5.
Pensamentos finais
Tanto o B5 quanto o QN80F têm um forte conjunto de recursos, especialmente para jogos, e as novas versões das plataformas de TV Smart da LG e da Tizen Smart da Samsung são indiscutivelmente as melhores até o momento. Mas as duas TVs exigirão uma das melhores barras de som para proporcionar uma experiência cinematográfica em casa, então minha comparação se resume à qualidade da imagem.
O QN80F recebe uma grande vitória por brilho, mas não pude deixar de preferir a imagem geral do B5 durante o meu teste lado a lado. Suas cores superiores, negros mais profundos e texturas de aparência mais realista deram a ponta. Se eu tivesse dinheiro para gastar, estaria escolhendo o LG B5.
Fique conectado