O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira (3) que a pasta governamental tem estudado adotar uma moeda de US$ 1 com a imagem do atual presidente Donald Trump, em comemoração aos 250 anos da declaração de independência americana.
O esboço mostra em um dos lados da moeda Donald Trump retratado de perfil ao lado das frases “Em Deus nós confiamos” e “Liberdade”. No verso, Trump é representado com um dos punhos cerrado e erguido, emoldurado pela frase “Lutar, lutar, lutar”.
Ainda não há confirmação de que a moeda conterá a imagem de Trump, mas a veracidade do design foi confirmada pelo secretário do Tesouro americano, Brandon Beach.
“Sem notícias falsas aqui. Esses primeiros rascunhos em homenagem ao 250º aniversário da América e ao presidente são reais”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter). “Ansioso para compartilhar mais em breve, assim que o shutdown obstrucionista do governo dos Estados Unidos terminar”, completou o titular da pasta.
Se do lado dos apoiadores do presidente republicano a iniciativa foi comemorada e elogiada por mostrar o lado patriota dos Estados Unidos, a ala mais progressista e de esquerda no país criticou uma possível quebra do princípio da impessoalidade da medida, e citou até mesmo uma lei, de 1866, que determina que o retrato de pessoas vivas não pode ser usado para cunhar moedas pelo Tesouro americano.
VEJA TAMBÉM:
- Trump afirma que Hamas deve “agir rápido” para que acordo em Gaza não seja anulado
- Supremo dos EUA permite que Trump revogue asilo de 300 mil venezuelanos
Fique conectado