SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A tenista ucraniana Elina Svitolina desabafou nas redes sociais após ser alvo de ameaças e xingamentos por conta da derrota para Naomi Osaka nas quartas de final do WTA de Montreal.
Svitolina compartilhou prints das mensagens que recebeu após a eliminação. Ela se manifestou nos Stories do Instagram.
A ex-número 3 do mundo foi ameaçada de morte e alvo de mensagens com conotação sexual. Alguns textos também faziam referência à guerra entre Ucrânia e Rússia.
“Para todos os apostadores: eu sou uma mãe antes de ser uma atleta. A forma com que vocês falam com mulheres, com mães, é vergonhosa. Se as mães de vocês vissem essas mensagens, elas ficariam enojadas”, disse Elina Svitolina, nos Stories do Instagram.
O caso de Svitolina aconteceu cerca de dois meses após a denúncia de Katie Boulter. A britânica contou, em entrevista à BBC, que recebeu ameaças de morte direcionadas tanto a ela quanto a familiares.
“Eu só fico me perguntando quem é a pessoa que envia isso. Não acho que seja algo que eu diria nem ao meu pior inimigo. É simplesmente horrível. […] “Isso mostra o quanto somos vulneráveis. Você realmente não sabe se essa pessoa está no local do torneio, se está por perto ou se sabe onde você mora”, disse Boulter à BBC.
Tenistas foram alvo de cerca de 8 mil comentários abusivos em 2024, e 40% vieram de apostadores, informou o relatório publicado pela WTA em junho deste ano. Foram monitorados mais de 1,6 milhão de postagens e comentários em redes sociais.
Leia Também: Acusado de agressão, jogador só vai se pronunciar se caso for à Justiça
Fique conectado