Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Tarifas globais de Trump entram em vigor
Mundo

Tarifas globais de Trump entram em vigor 

As novas tarifas sobre importação de dezenas de países que entram nos Estados Unidos passaram a valer nesta quinta-feira (7). As sobretaxas, que afetam tanto os parceiros de longa data dos americanos quanto países sancionados, variam de 10% a 50%.

Segundo o presidente Donald Trump, a medida visa “reestruturar o comércio em benefício dos trabalhadores americanos”. Desde abril, a Casa Branca mantém uma tarifa mínima de 10% para países com os quais apresenta superávit comercial.

As novas cobranças que entraram em vigor nesta quinta-feira são destinadas a parceiros com os quais Trump diz que há um déficit comercial.

“É meia-noite. Bilhões de dólares em tarifas estão fluindo para os Estados Unidos”, escreveu o presidente na Truth Social. “A única coisa que poderia impedir a América de se tornar grande seria um tribunal de esquerda radical que quisesse ver nosso país fracassar”, acrescentou.

Como cada país foi sobretaxado

Brasil e Índia foram os países que receberam os impostos mais altos até o momento, cada um foi sobretaxado em 50%.

Desde o mês passado, quando anunciou pela primeira vez a medida para o Brasil, Trump ressaltou que há um fator político que coloca o país em uma situação mais desfavorável: um “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em suas palavras.

Na quarta-feira (6), o republicano anunciou tarifas adicionais de 25% para a Índia, que já sofria uma sobretaxa de 25%. Segundo o presidente dos EUA, a medida seria uma forma de punição pela compra de petróleo russo.

Um país que quase chegou ao texto tarifário foi a Síria, que ficou com 41%. Além do país, a Suíça pagará 39% de impostos aos Estados Unidos.

Um bloco de países recebeu sobretaxas de 15%. É o caso da União Europeia (UE), Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Bolívia, Equador e Venezuela.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *