A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu favoravelmente à revogação do status de proteção temporária (TPS) de cerca de 300 mil imigrantes venezuelanos, em acordo com um pedido do governo do presidente Donald Trump.
O tribunal decidiu, com seis votos a favor e três contra, acatar o pedido do Departamento de Segurança Nacional e ir de encontro a uma decisão de um tribunal na Califórnia, que havia negado que a administração Trump suspendesse o TPS para cerca de 600 mil imigrantes.
O veredito contribui para o enrijecimento das políticas de imigração de Trump desde que retornou à Casa Branca. Essa não é a primeira vez que o Supremo dos EUA decide a favor de Trump. Em maio desse ano, o Tribunal já havia permitido que 350 mil venezuelanos fossem enviados de volta ao país de origem. A decisão, entretanto, foi barrada por uma medida imposta por uma corte de instância inferior em São Francisco.
Com o novo sinal verde da Suprema Corte, centenas de milhares de venezuelanos — que haviam sido agraciados com a proteção temporária — poderão ser deportados nos próximos meses.
De acordo com a Agência EFE, a decisão da Corte americana pode não afetar, por enquanto, beneficiários haitianos do TPS. Os três votos contrários ao pedido do Departamento de Segurança foram de juízes mais alinhados à esquerda progressista americana.
A disputa jurídica, iniciada ainda durante o primeiro mandato de Donald Trump, foi mais de uma vez apoiada pelo Supremo dos EUA, mas tribunais inferiores têm bloqueado a medida desde 2021, com um longo processo de apelações.
Fique conectado