Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Senadores dos EUA (um republicano) contestam tarifaço ao Brasil
Mundo

Senadores dos EUA (um republicano) contestam tarifaço ao Brasil 

Um grupo de cinco senadores dos Estados Unidos, quatro do Partido Democrata e um do Partido Republicano, do presidente Donald Trump, apresentaram nesta quinta-feira (18) um projeto de lei contra as tarifas impostas pelo mandatário a produtos do Brasil.

Segundo comunicado divulgado pelos senadores, a proposta visa derrubar a tarifa de 40% aplicada com base numa declaração de emergência do final de julho, na qual Trump alegou que “políticas, práticas e ações recentes do governo do Brasil ameaçam a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos” e citou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Outros 10% foram impostos no chamado Dia da Libertação, em abril, quando dezenas de outros países também foram visados.

Não há previsão de quando a proposta, apresentada pelos senadores democratas Tim Kaine, Chuck Schumer, Jeanne Shaheen e Ron Wyden e pelo republicano Rand Paul, será votada.

“Trump instituiu a falsa declaração de emergência após o processo contra seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, em um flagrante abuso de poder presidencial. Os americanos não merecem que Trump faça política com seu sustento e seus bolsos. Já passou da hora de os republicanos do Congresso acabarem com essa loucura e se juntarem aos democratas na resistência ao imposto tarifário de Trump”, declarou Schumer.

Paul, único republicano a assinar a autoria do projeto de lei, se disse “alarmado com a perseguição do governo brasileiro a um ex-presidente e a repressão autoritária à liberdade de expressão”, mas alegou que “isso não tem relação com os limites constitucionais do nosso próprio Executivo”.

“O presidente dos Estados Unidos não tem autoridade, sob a Ieepa [Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência], para impor tarifas unilateralmente. A política comercial é responsabilidade do Congresso, não da Casa Branca”, afirmou o senador republicano.

Postagens relacionadas