Odeio ser um ‘Debbie Downer’, mas todas essas solicitações que estamos usando para fazer figuras de ação, memes de Ghibli e os inúmeros promotos de vida e negócios menos emocionantes que estamos enchendo no ChatGPT e outros sistemas generativos de IA populares estão chegando a um custo, e um que pode estar pousando em nossas portas.
Não me interpretem mal, sou um grande fã da IA, pois acho que é a primeira tecnologia em uma geração a ter implicações verdadeiramente que alteravam a sociedade, mas, se você é como eu, está lendo há algum tempo sobre os custos de energia ultra-altos associados a grandes modelos de idiomas (LLMs), especialmente os trianing, que de acordo com o de acordo com o IEEE“Envolve milhares de unidades de processamento de gráficos (GPUs) funcionando continuamente por meses”.
O treinamento do modelo de IA é intensivo de recursos. Comparado à programação tradicional, é como a diferença entre jogar damas e xadrez interdimensional contra todas as galáxias do universo Star Trek. O número de parâmetros que esses sistemas examinam para aprender a essência de algo, para que possam reconhecer instantaneamente um cão ou uma árvore, porque os modelos entendem o que compõem um cão ou uma árvore, é, em termos humanos, quase inconcebível.
O entendimento da IA é muito mais complexo do que a correspondência de padrões. E não apenas esses modelos precisam entender essas coisas, mas também precisam saber como replicar representações de árvores, cães, carros, pessoas e cenários, e realisticamente nisso.
Alimentando o monstro da AI
Isso é um elevador pesadoe como o Instituto de Energia e o Meio Ambiente da Penn State observou em seu relatório de abril de 2025“Até 2030-2035, os data centers poderiam representar 20% do uso global de eletricidade, colocando uma imensa tensão em grades de energia”.
No entanto, esses custos de energia estão aumentando em tempo real agora, e o que eu nunca expliquei é como a disponibilidade de energia é uma espécie de jogo de soma zero. Há muito disso e, quando parte da grade está comendo mais do que sua parte justa, os clientes restantes precisam dividir o que resta e os custos disparando no ombro para manter suas necessidades de energia (assim como as necessidades de energia dos data centers).
Nos EUA, estamos vendo esse cenário em nossos bolsos como, de acordo com a interconexão do PJM (um dos maiores fornecedores de energia do país), As contas de energia estão aumentando em resposta às esmagadoras demandas de energia da IA.
Data centers, que são espalhado pelos EUAgeralmente são responsáveis por atender às necessidades de inteligência baseadas em nuvem de sistemas como ChatGPT, Gêmeos, Copilot, Meta AI e outros. A necessidade de apoiar respostas ao vivo e treinamento novo para manter os modelos em passo com as informações atuais está pressionando nossa infraestrutura de energia estridente.
O PJM, ao que parece, está espalhando o custo de apoiar esses data centers em toda a rede, e está atingindo clientes no valor de, de acordo com este relatório, até um aumento de 20% em suas contas de energia.
Precisando de uma solução ontem
Como vivemos no tempo da IA, não há solução fácil. O desenvolvimento da IA não está desacelerando para esperar por uma solução de longo prazo, com o GPT-5 do OpenAI esperado em breve, a IA agente em ascensão e a inteligência geral artificial no horizonte.
Como resultado, a demanda de energia certamente aumentará mais rapidamente do que podemos preencher com melhor gerenciamento de energia, infraestrutura aprimorada e novos recursos. O A Agência Internacional de Energia prevê Isso nos EUA, “o consumo de energia dos data centers está em andamento para representar quase metade do crescimento da demanda de eletricidade entre agora e 2030”.
A questão é exacerbada por uma infraestrutura de energia vacilante na qual as usinas de energia mais antigas estão se tornando menos confiáveis e algumas novas regras que restringem o uso de combustíveis fósseis. A maioria dos especialistas concorda que recursos renováveis como solar e vento podem ajudar aqui, mas essa imagem é muito menos ensolarada.
Tilting em fazendas de moinho de vento
No início deste mês, o governo Trump emitiu uma ordem executiva “encerrar os créditos de produção de eletricidade e investimento limpos para instalações eólicas e solares”. O presidente Trump odeia fazendas de moinho de vento, chamando -as de “lixo. “
À medida que os EUA bombeam os freios em recursos limpos e renováveis, a grade atual continuará a bufando e apoiando um número incontável de instruções geradoras de memes, solicitações de resumos de propostas de negócios e vídeos de IA apresentando pessoas que comem gatos que se transformam em macarrão (sim, isso é uma coisa).
Em casa, abriremos nossas mais recentes contas de eletricidade e nos perguntamos por que a conta de energia é muito alta. Talvez possamos ligar o ChatGPT e pedir uma explicação para uma explicação. Só se poderia esperar que isso aponte para este artigo, mas isso parece igualmente improvável.
Fique conectado