O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um encontro bilateral com seu homólogo americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, a partir das 15h30 no horário local (4h30 em Brasília), em paralelo à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O encontro, que segundo a diplomacia brasileira foi positivo, tinha como objetivo central discutir o fim as tarifas comerciais aplicadas pela Casa Branca ao Brasil. Ao estilo quatro de cada lado, veja quem participou do encontro na Malásia:
Diplomacia brasileira:
- Luiz Inácio Lula da Silva: presidente do Brasil
- Mauro Vieira: ministro das Relações Exteriores do Brasil

- Márcio Elias Rosa: secretário-executivo do Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio

- Audo Araújo Faleiro: assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil
Diplomacia americana:
- Donald Trump: presidente dos Estados Unidos

- Marco Rubio: secretário de Estado americano

- Scott Bessent: secretário do Tesouro americano

- Jamieson Greer: enviado comercial dos Estados Unidos

É possível, segundo Mauro Vieira, que ambas as diplomacias voltem a conversar ainda neste domingo, também na Malásia. O chanceler brasileiro destacou que na reunião, Trump sinalizou que deve suspender as tarifas e que o republicano tem interesse de visitar o Brasil.
Lula definiu a reunião como “ótima, franca e construtiva”.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, declarou o presidente, no X, após o encontro.
Fique conectado