O Dia dos Pais em 2025 cairá no dia 10 de agosto, conforme a tradição brasileira de celebrar a data no segundo domingo do mês.
Mas os festejos ao redor do mundo não acontecem todos no mesmo dia, pois o calendário depende dos costumes de cada país. No Brasil, a primeira comemoração pelo Dia dos Pais ocorreu em 1953, no dia 14 de agosto. Foi o publicitário Sylvio Bhering quem idealizou a data por aqui, a exemplo do Dia das Mães, que já era reconhecido.
Com o tempo, a data se tornou móvel e passou a ser celebrada no segundo domingo de agosto, para tornar mais fáceis os encontros familiares.
Continua depois da publicidade
Origem do Dia dos Pais
Existe uma tradição que atribui a origem do Dia dos Pais à antiga Babilônia, especificamente há mais de quatro mil anos. Segundo essa teoria, Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria feito um cartão para seu pai em argila, com desejos de saúde, sorte e vida longa. A partir daí, a data viria a se tornar uma festa nacional, comemorada todos os anos.
Mas a ideia de comemorar no resto do mundo o Dia dos Pais surgiu muito tempo depois. Em 1907, a explosão de uma mina de carvão na Virgínia Ocidental (EUA) deixou 250 pais mortos. Um ano depois, no mês de julho, as famílias das vítimas promoveram uma celebração em memória dos pais, mas o evento não teve visibilidade fora da comunidade.
Em 1909, Sonora Smart Dodd teve a ideia de homenagear seu pai, William Jackson Smart, que passou a cuidar dela e de seus irmãos sozinho, depois da morte de sua mãe. William era veterano de guerra, e a filha o admirava muito pelo papel que assumiu junto à família depois que sua esposa morreu no sexto parto.
Continua depois da publicidade
Sonora encaminhou um pedido formal à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, para que o Dia dos Pais fosse festejado no aniversário de William. A solicitação foi aceita e, em 1910, o dia 19 de junho passou a ser a data oficial da celebração nos EUA. Por fim, em 1996, o então presidente Lyndon Johnson alterou o dia do festejo para o terceiro domingo de junho.
Origem do Dia dos Pais no Brasil
No Brasil, a data passou a ser comemorada nos anos 50 – mais especificamente, em 1953.
Em 14 de agosto daquele ano, o publicitário Sylvio Bhering criou um concurso que teria três vencedores: o pai com mais filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. As premiações foram para um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por fim, um pai com 98 anos.
Continua depois da publicidade
O concurso repercutiu em todo o país, e, a partir daí, adotou-se o segundo domingo de agosto como data oficial da celebração.
Dia dos Pais em mais países
Assim como os Estados Unidos, outros países também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Inglaterra, Malásia, Índia, Argentina, México, Peru e Equador são alguns exemplos.
Outras datas de festejos ao redor do mundo são as seguintes:
Continua depois da publicidade
- 19 de março: Itália, Portugal, Espanha, Bolívia, Angola.
- 21 de junho: Grécia.
- Primeiro domingo de setembro: Austrália, Nova Zelândia.
- Segundo domingo de novembro: Noruega, Suécia, Estônia, Islândia, Finlândia.
Fique conectado