- Os usuários do Wetransfer ficaram indignados quando parecia que um Termos de Serviço atualizado implicava que seus dados seriam usados para treinar modelos de IA.
- A empresa se moveu rapidamente para garantir aos usuários que não usa conteúdo carregado para treinamento de IA
- Wetransfer reescreveu a cláusula em linguagem mais clara
A plataforma de compartilhamento de arquivos Wetransfer gastou um dia frenético tranquilizando os usuários de que não tem intenção de usar arquivos enviados para treinar modelos de IA, depois que uma atualização de seus Termos de Serviço sugeriu que qualquer coisa enviada pela plataforma pudesse ser usada para fazer ou melhorar as ferramentas de aprendizado de máquina.
O idioma ofensivo enterrado nos TOs disse que o uso da Wetransfer deu à empresa o direito de usar os dados “para fins de operação, desenvolvimento, comercialização e melhoria do serviço ou novas tecnologias ou serviços, inclusive para melhorar o desempenho dos modelos de aprendizado de máquina que aprimoram nosso processo de moderação de conteúdo, em acordo com a política de privacidade e cookies”.
Essa parte sobre o aprendizado de máquina e a natureza geral geral do texto parecia sugerir que o Wetransfer poderia fazer o que quisesse com seus dados, sem nenhuma salvaguardas específicas ou esclarecedores qualificadores para aliviar suspeitas.
Talvez compreensivelmente, muitos usuários do WeTransfer, que incluem muitos profissionais criativos, ficaram chateados com o que isso parecia sugerir. Muitos começaram a postar seus planos de se afastar de Wetransfer para outros serviços da mesma maneira. Outros começaram a alertar que as pessoas deveriam criptografar arquivos ou mudar para métodos de entrega física da velha escola.
Hora de parar de usar o @wetransfer que, a partir de 8 de agosto, decidiu que eles terão qualquer coisa que você transferir para Power ai pic.twitter.com/syr1jnmemx15 de julho de 2025
Wetransfer observou o furor crescente ao redor da língua e correu para tentar apagar o fogo. A empresa reescreveu a seção dos Tos e compartilhou um blog explicando a confusão, prometendo repetidamente que os dados de ninguém seriam usados sem sua permissão, especialmente para os modelos de IA.
“Com o seu feedback, entendemos que pode não estar claro que você mantém a propriedade e o controle de seu conteúdo. Desde então, atualizamos os termos ainda mais para facilitar a compreensão”, escreveu Wetransfer no The the blog. “Também removemos a menção do aprendizado de máquina, pois não é algo que o WeTransfer usa em conexão com o conteúdo do cliente e pode ter causado alguma apreensão”.
Embora ainda conceda uma licença padrão para melhorar o Wetransfer, o novo texto omite as referências ao aprendizado de máquina, concentrando -se no escopo familiar necessário para executar e melhorar a plataforma.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Privacidade esclarecida
Se isso parece um pouco com Deja Vu, isso ocorre porque algo muito semelhante aconteceu cerca de um ano e meio atrás com outra plataforma de transferência de arquivos, o Dropbox. Uma alteração nas letras miúdas da empresa implicava que a Dropbox estava levando o conteúdo enviado pelos usuários para treinar os modelos de IA. O clamor público levou a Dropbox se desculpando pela confusão e a corrigir o caldeira ofensivo.
O fato de ter acontecido novamente de maneira tão semelhante é interessante, não por causa da linguagem legal estranha usada pelas empresas de software, mas porque implica uma desconfiança de joelho nessas empresas para proteger suas informações. Supondo que o pior é a abordagem padrão quando há incerteza, e as empresas precisam fazer um esforço extra para aliviar essas tensões.
Sensibilidade dos profissionais criativos até a aparência do uso indevido de dados. Em uma época em que ferramentas como Dall · E, Midjourney e Chatgpt Train sobre o trabalho de artistas, escritores e músicos, as apostas são muito reais. Os processos e boicotes por artistas sobre como suas criações são usadas, sem mencionar suspeitas de uso de dados corporativos, fazem com que os tipos de garantias oferecidas pela Wetransfer provavelmente serão algo que as empresas de tecnologia desejarão ter em vigor desde o início, para que não enfrentem a ira equivocada de seus clientes
Fique conectado