TechBlog
Mundo

Portugal avança com lei que permite punir estupro sem denúncia

O Parlamento de Portugal decidiu nesta sexta-feira (11) avançar com o trâmite legislativo para tipificar o estupro e os crimes de violência sexual como “delito público”, ou seja, aqueles que afetam o interesse geral da sociedade, o que abriria a porta para que possam ser punidos sem denúncia prévia da vítima.

Um total de quatro propostas foi debatido em plenário na quinta-feira e aprovado nesta sexta-feira, e agora seguirão para as comissões legislativas para a introdução de possíveis emendas.

O partido ecologista Livre e o Bloco de Esquerda (BE) apresentaram propostas semelhantes para tipificar o estupro como crime público, enquanto o ultradireitista Chega introduziu uma que visa modificar o direito penal para “dar maior proteção às vítimas”.

Por sua vez, o também ecológico PAN apresentou uma iniciativa para ampliar os prazos de prescrição dos delitos contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores e o tempo para poder imputar crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual, além de outras modificações do Código Penal.

Agora, todas elas passarão pela Primeira Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias antes de voltar ao plenário para serem debatidas e votadas novamente.

Com o voto a favor de alguns deputados do Partido Socialista (PS) e do governante Partido Social Democrata (PSD), assim como do líder da oposição, o Chega, as quatro iniciativas foram aprovadas, com a abstenção em todas elas do Partido Comunista Português (PCP).

A principal mudança contemplada nas propostas do Livre e do BE é que “a denúncia possa ser feita por qualquer pessoa” que tenha conhecimento do crime sexual e não apenas pela vítima.

No entanto, a vítima teria a possibilidade de pedir o arquivamento do caso ou a suspensão do processo.

Portugal já tipificou a “violência doméstica”, como denomina a violência de gênero, como delito público em 2000, o que também permite iniciar um processo penal sem a necessidade de denúncia por parte da vítima.

Postagens relacionadas

Trump processa Califórnia pela alta nos preços dos ovos

56 anos atrás

Trump diz que deve conversar com Lula “em algum momento”

56 anos atrás

Israel encerrará guerra quando Hamas perder o poder em Gaza

56 anos atrás
Sair da versão mobile