A exposição contínua a plastificantes, como os ftalatos, e a microplásticos representa um risco significativo para o funcionamento da glândula tireoide e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É o que revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), divulgado neste domingo (13).
Os ftalatos são substâncias químicas usadas para tornar plásticos como o PVC mais flexíveis e estão presentes em embalagens de alimentos, roupas, brinquedos, cosméticos e até em produtos de higiene pessoal. Segundo a FMUP, essas substâncias têm impacto direto na saúde humana, alterando o equilíbrio hormonal, principalmente o da tireoide.
A pesquisa, publicada em janeiro na revista científica European Journal of Pediatrics, analisou dados de mais de 5.600 crianças e adolescentes de diferentes países. Os resultados mostraram que a exposição aos ftalatos está associada ao aumento dos níveis do hormônio T3 e à redução do T4 total — hormônios essenciais ao funcionamento da tireoide.
“Com o passar das décadas, começamos a entender que esses plastificantes estão por toda parte e afetam praticamente todos os organismos vivos. Vivemos cercados por plásticos. É quase impossível fazer compras sem eles — até os sucos infantis vêm envolvidos em plástico”, explica a professora Augusta Coelho, uma das autoras do estudo.
Para ela, os pediatras têm um papel fundamental ao orientar pais sobre os riscos e sugerir alternativas, como usar recipientes de vidro ou aço inoxidável para armazenar alimentos e evitar aquecer comida em embalagens plásticas.
“Hoje falamos com os pais sobre segurança no carro, por exemplo, mas também deveríamos incentivá-los a proteger as crianças da exposição a microplásticos. Essa geração está sujeita a níveis elevados de ftalatos e ainda não sabemos o impacto disso nas próximas décadas”, alerta a pesquisadora.
Além das consequências hormonais, o estudo reforça as evidências sobre os efeitos neurotóxicos dessas substâncias, apontando riscos ao desenvolvimento cerebral infantil.
De acordo com Augusta Coelho, apesar das medidas adotadas pela União Europeia para restringir o uso de ftalatos tóxicos — como DEHP, BBZP, DiBP e DNBP — em brinquedos, cosméticos e produtos em contato com alimentos, a regulamentação ainda é desigual fora do bloco, o que permite que produtos com essas substâncias ainda sejam comercializados em países europeus.
Algumas das restrições incluem:
Proibição do uso de ftalatos tóxicos para reprodução em cosméticos;
Proibição dos ftalatos DEHP, DNBP, DiBP e BBZP em brinquedos e produtos de puericultura;
Restrições específicas para ftalatos como DINP, DIDP e DNOP em brinquedos que possam ser levados à boca;
Limites de BPA em brinquedos destinados a crianças de até três anos.
“O ideal seria uma discussão mais ampla e política sobre o tipo de futuro que queremos oferecer às próximas gerações”, conclui a professora.
Muito além de fortalecer a imunidade, a vitamina C protege as células, melhora a saúde da pele, das articulações e do cérebro, além de ajudar na absorção de ferro e na prevenção de doenças. Veja os vegetais que têm mais vitamina C do que a laranja e como aproveitar ao máximo
Notícias ao Minuto | 06:10 – 14/07/2025
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Moto E22: O Celular Barato da Motorola com Som Estéreo e Tela de 90 Hz!
Meta -biilt Esta é a reputação da AI na abertura – isso pode estar mudando
Ex -parceiro sequoia Matt Milter Sr. Raishes $ 355M para novo fundo – com o apoio de Sequoia
Após a repressão do YouTube, Meta Annobpes no Facebook Conten ‘Noriginal’
Os companheiros companheiros de Elon Musk’s Grk, incluindo uma garota gótica da garota
Brasil é tema de fogos e drones de 14 de julho na Torre Eiffel
Governo Trump volta ameaçar o Brasil e culpa Lula por decisões da Justiça
Juíza é demitida por supostamente copiar despachos em mais de 2.000 processos no RS
Jorge Jesus revela arrependimento por recusa à seleção brasileira
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (116)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (100)
- Notícias (242)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (321)
- Últimas Notícias (355)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado