As aspiradoras de pó não são apenas para carpete- um bom aspirador de pó é muito útil para manter os pisos duros e sem cabelos. Se sua casa tem muitos pisos duros, a boa notícia é que você não precisa de um modelo particularmente poderoso para obter uma limpeza completa.
Ou, como Kiril Natov, um técnico de limpeza de carpete e estofamento com 18 anos de experiência na indústria, me disse: “Qualquer vácuo pode sugar poeira, cabelo e migalhas de sua madeira, ladrilho ou pisos de vinil, mas alguns modelos fazem isso melhor que outros”.
Continue lendo para obter mais dicas de Kiril, ao lado de especialistas de algumas das maiores marcas mais aspiradoras, ao escolher o vácuo perfeito para pisos duros. Quando terminar, vá para o nosso guia para os melhores aspiradores para pisos de madeira para as principais recomendações da TechRadar.
1. Um piso macio dedicado
O conselho de quase todos os especialistas que pedi era procurar um vácuo que tenha uma cabeça de piso suave projetada para esse fim. “Para pisos de madeira que são propensos a arranhar, uma cabeça de piso macio ou natural é uma ótima opção para garantir uma proteção ideal”, sugere Tom Akers, da Miele GB.
Teya Field, de Henry, ecoa seus sentimentos: “Para pisos duros, como laminado, azulejos e madeira, aspiradores que acompanham uma ferramenta de piso duro especializado funcionam melhor para garantir uma coleta suave, mas eficaz, sem arranhar superfícies delicadas”.
Se você tem pisos delicados de madeira, vale a pena procurar um vácuo que tenha uma cabeça de piso totalmente fofa. Muitos dos melhores aspiradores de Dyson de hoje vêm com um piso fofo projetado especificamente para pisos duros, ao lado de um multiuso para qualquer tipo de piso.
As bandeiras de salmão de Dreamee, que os aspiradores sem fio da Dreame (incluindo o R20, que fica no topo do melhor guia de vácuo sem fio da TechRadar) também vêm com uma cabeça de piso suave para o mesmo objetivo.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
As fibras macias chegam perto da superfície do piso e agitam e limpam a sujeira, enquanto bate -a suavemente na superfície. A versão Dyson possui outros recursos especiais: “A cabeça de limpeza óptica da Dyson possui cerdas de nylon anti-estática para remover as atrações eletrostáticas entre poeira fina e pisos rígidos para pick-up eficaz”, diz a engenheira de Dyson Amy Wright.
2.… Ou que é gentil no chão
Se você tiver uma mistura de piso e tapete duro em sua casa e não se incomoda em trocar de cabeça mais limpa, não tema – várias marcas de grandes pavistas têm pisos projetados para serem adequados para qualquer tipo de piso. Normalmente, eles têm uma mistura de cerdas macias para chegar perto do piso duro e cerdas mais firmes para agitar fibras de carpetes. Idealmente, os últimos são cortados um pouco mais curtos, para que não atinjam o piso duro quando a cabeça mais limpa estiver no chão e, portanto, não o arranha.
Outras marcas a vácuo têm soluções alternativas. Por exemplo, em certos aspiradores de Miele – incluindo o Miele Blizzard CX1 na foto abaixo – você pode ajustar a altura do pincel, dependendo de estar limpando o piso ou o tapete duro.
3. Rodas de borracha
Se seus pisos são delicados, pense também nas rodas do vácuo, sugere Tom. “Para o vácuo em si, um com rodas de borracha também evitará arranhões, pois é puxado ao longo do chão”.
4. A capacidade de desligar o pincel
Além dos arranhões, outra questão são os detritos dispersos. Como toda a poeira fica no topo da superfície do piso, passando por cima dela com um aspirador de pó pode simplesmente chutar por todo o lugar, fora do caminho da entrada de sucção.
“Para evitar detritos espalhados ou possivelmente prejudicar o piso delicado, procure um aspirador que permita que você deslige a rolagem giratória ou tenha uma cabeça de limpeza especial com cerdas macias”, sugere Kiril, de Limpo premium.
5. Luzes no chão
Para ajudar a iluminar poeira e sujeira que, de outra forma, podem ser perdidas, procure uma cabeça de piso com faróis. As luzes de laser verde brilhante de Dyson são especialmente eficazes na frente, lançando grandes sombras até as menores manchas de poeira e cabelos. Eles aparecem nos modelos mais recentes, incluindo o Gen5Detect e o V15 Detect.
6. Um vácuo molhado e seco
Para uma limpeza mais completa em ladrilhos ou lino, Tom sugere optar por um vácuo seco molhado em vez de um VAC tradicional. Os melhores aspiradores de aspiradores úmidos e secos de hoje cuidarão de aspirar e limpar de uma só vez, e alguns vêm com funções desinfetantes e/ou autolimpantes para ajudar a diminuir a quantidade de manutenção necessária de você também.
Evite isso se você tiver pisos de madeira que são sensíveis à água, no entanto (aqui está mais sobre como limpar pisos de madeira.)
7. … ou um híbrido robovac
Outra ótima opção para pisos rígidos é terceirizar a limpeza e optar por um dos melhores aspiradores de robô. Eles tendem a ser menos poderosos que os VACs manuais, mas isso não é um problema com pisos duros, onde toda a poeira fica na superfície.
Vá para um modelo híbrido e também cuidará de esfregar para você, conforme necessário. Se você estiver lidando com muitos ladrilhos lino ou planos, poderá querer um bot com uma estação base que possa reabastecer os tanques de água a bordo e/ou limpar as almofadas de esfregona.
Fique conectado