- Openi escolheu o Narvik por sua hidrelétrica de baixo custo, pulando os hubs de dados europeus tradicionais inteiramente
- O Stargate Norway Project usará 100.000 GPUs NVIDIA em uma configuração enorme e de energia renovável
- US $ 1 bilhão de data center promete capacidade de 520mW e sistemas de refrigeração direta ao chip de ponta
As ambições européias da OpenAI deram uma guinada surpreendente com o lançamento de seu projeto Stargate, no norte da Noruega.
Em vez de centros de tecnologia tradicionais como Alemanha, França ou Reino Unido, Openai Escolheu Narvik, uma localização remota, mas rica em energia, para hospedar o que poderia se tornar uma das maiores instalações de infraestrutura de IA da Europa.
O site, parte da iniciativa “OpenAI for Países” da OpenAI, pretende oferecer recursos maciços de computação alimentados por 100.000 GPUs da NVIDIA até o final de 2026.
Uma joint venture de bilhões de dólares com raízes industriais profundas
A Stargate Noruega é uma joint venture entre a empresa de infraestrutura de IA NScale e Aker, norueguês, Aker, ambos cometeram financiamento substancial ao seu desenvolvimento.
“Anunciar a Stargate Noruega e entregar uma das primeiras AI Gigafactory européia ao mercado é um marco estratégico para a região e aumenta seu papel no cenário global da IA”, disse Josh Payne, CEO da NSCale.
Somente a fase inicial de 20 MW é apoiada em cerca de US $ 1 bilhão, com planos de longo prazo para aumentar a capacidade para 520MW.
O site dependerá inteiramente de energia renovável e apresentará sistemas avançados de refrigeração, incluindo resfriamento líquido de circuito fechado e líquido direto, com excesso de calor reutilizado para apoiar projetos locais de baixo carbono.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
A lógica para a escolha de Narvik em vez de localizações mais centrais parece enraizada na disponibilidade de custos e recursos.
A região oferece baixos preços de eletricidade, hidrelétrica abundante e um clima naturalmente frio.
“A Noruega tem uma história orgulhosa de transformar energia limpa e renovável em valor industrial, alimentando indústrias globais como alumínio e fertilizante … norte da Noruega, com seu excedente de energia limpa, capacidade disponível e prontidão industrial, é o pântano ideal para essa transformação”, disse Øyvind Eriksen, presidente e CEO da Aker.
A capacidade de transmissão relativamente subutilizada de Narvik também o torna viável para cargas pesadas de computação, algo que muitos hubs de dados europeus tradicionais lutam para acomodar.
O OpenAI está se posicionando como o consumidor inicial do poder de computação, mas a capacidade excedente deve ser distribuída em todo o Reino Unido, países nórdicos e norte da Europa.
Do ponto de vista do hardware, a instalação planejada de 100.000 NVIDIA GPUS posiciona a Stargate Noruega como um concorrente sério em computação de alto desempenho.
Esse tipo de escala exigirá suporte robusto da CPU e um data center otimizado não apenas para cargas de trabalho com uso intensivo de GPU, mas também para manuseio rápido de CPU e taxa de transferência de armazenamento.
“A Europa precisa de mais computação para realizar todo o potencial da IA para todos os europeus – de desenvolvedores e pesquisadores a startups e cientistas – e queremos ajudar a fazer isso acontecer”, disse Sam Altman, CEO da Openai.
À medida que os data centers evoluem para ativos estratégicos, a decisão de colocar uma das maiores instalações de computação de IA do mundo em Narvik marca uma mudança ousada, que pode remodelar o equilíbrio geográfico do desenvolvimento da IA na Europa.
Fique conectado