- O Parlamento Russo aprovou uma lei para punir pesquisas on-line pelo chamado conteúdo “extremista”
- A lei também acrescenta novas penalidades para os usuários da VPN, fazendo com que seu uso para acessar o conteúdo extremista um crime como um fator agravante
- Whatsapp é o mais recente aplicativo para ser banido na Rússia
As pessoas na Rússia devem enfrentar novas multas por “procurar ou acessar materiais extremistas conscientemente”, inclusive através de serviços de VPN.
O Parlamento Russo, o Estado Duma, aprovou a nova lei na terça -feira, 22 de julho de 2025, com 306 votos a favor, 67 contra e 22 abstenção – conforme relatado por Oficina de notícias independente russa Meduza.
A lei até agora atraiu fortes críticas, mesmo entre figuras pró-governo, Segundo a Reuters. Os especialistas em direitos digitais também estão aumentando o alarme.
VPN da Rússia – o que está mudando com a nova lei?
A luta do Kremlin contra o uso da VPN certamente não é nova. À medida que mais pessoas na Rússia se voltaram para os melhores aplicativos de VPN para ignorar a censura da Internet cada vez mais atrevida, as autoridades estão fazendo o possível para evitar isso.
Desde a implantação de técnicas sofisticadas de bloqueio de VPN em março de 2024, o governo introduziu pela primeira vez uma lei para criminalizar a disseminação de informações sobre maneiras de contornar as restrições da Internet.
Provavelmente, é a base que levou o infame regulador do órgão de censura do Kremlin a Roskomnadzor a emitir demandas de remoção de VPN contra a grande gigante da tecnologia. A Apple foi o mais queixoso do lote, matando pelo menos 60 aplicativos de VPN, incluindo a popular VPN do Serviço Russo Amnezia, a partir de julho de 2024 sozinho.
Agora, a nova lei apresenta penalidades adicionais por violar regras sobre o uso da VPN. Isso significa que os serviços de publicidade da VPN agora podem custar indivíduos entre 50.000 e 80.000 rublos (US $ 640 e US $ 1.020). Isso sobe para 80.000 a 150.000 rublos (US $ 1.020 a US $ 1.900) para funcionários e 200.000 a 500.000 rublos (US $ 2.550 a US $ 6.380) para entidades legais.
Conversando com o TechRadar, co-fundador do grupo de advocacia digital russo Roskomsvoboda, Sarkis Darbinyan, explica que a lei não parece proibir diretamente o uso de VPNs.
“Mas já descreve o uso de VPNs como um recurso qualificado de pesquisas ilegais, embora sem punição mais severa nesta fase”, acrescentou Darbinyan.
Darbinyan também observa que as autoridades passaram outra lei Ao longo da mencionada, adicionando o uso de VPNs às circunstâncias agravantes da punição por cometer qualquer crime.
Como a nova lei da Rússia afeta os usuários da VPN?
De acordo com o Kremlin, proibir a pesquisa on-line do chamado conteúdo extremista é uma alternativa para bloquear completamente as plataformas estrangeiras.
“Em nosso entendimento, isso (a adoção do projeto) nos permite encontrar um equilíbrio: por um lado, para impedir a disseminação adicional de materiais extremistas, (e) por outro Interfax relatado.
Crucialmente, Shadayev também garante que “usuários comuns não serão afetados”, apesar de não explicar como.
Essa garantia não é, no entanto, convencer os especialistas em direitos digitais que agora temem repercussões mais fortes contra dissidentes.
Darbinyan disse ao TechRadar: “A lei ainda não contém uma proibição direta do uso de VPNs. Não haverá multas para os usuários para uso normal para fins legítimos, mas a busca de conteúdo proibido por meio de uma VPN pode resultar em uma multa, independentemente do objetivo. E o risco de auto -nsismo aumenta significativamente:”
Conversando com Os tempos de MoscouDarbinyan também apontou que apenas ter uma VPN no seu telefone pode ser suficiente para desencadear uma verificação mais profunda. “Eventualmente, poderíamos ver acusações criminais por uso da VPN após apenas um ou dois avisos – como a lei sobre agentes estrangeiros”, disse ele.
Também vale a pena mencionar que agora o aplicativo WhatsApp altamente popular será restrito na Rússia – e a meta da empresa -mãe já foi designada como uma organização extremista.
Você também pode gostar
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Fique conectado