- O Openai lançou o GPT-OSS-20B e o GPT-OSS-120B como modelos de peso aberto
- O modelo GPT-20B pode ser executado localmente em um PC de consumo
- Esses modelos permitem que os usuários vejam cada etapa do processo de pensamento da IA, tornando -os mais transparentes em como eles funcionam
O Openai acaba de lançar dois novos modelos de IA, GPT -OSS – 120B e GPT -ROSS -20B. Eles não são apenas novos, mas são os primeiros modelos de peso aberto do Criador do ChatGPT desde o GPT -2.
O menor dos dois-GPT-20B-é especialmente notável por ser leve o suficiente para ser executado em um PC de consumo decentemente especificado. Se você tem cerca de 16 GB de RAM e alguma paciência, pode carregá -lo, fazer perguntas e realmente ver como ele chega a respostas. O modelo maior de 120b ainda requer hardware grave ou suporte à nuvem.
Ambos os modelos fazem parte do novo impulso da OpenAI para incentivar os desenvolvedores a brincar com os modelos e até comercializá -los para o usuário médio. Pela primeira vez em anos, desenvolvedores e indivíduos curiosos podem baixar e executar modelos OpenAi em suas próprias máquinas, inspecionar como eles pensam e desenvolvê -los livremente. Eles estão disponíveis por meio de abraços e AWS sob a licença Apache 2.0.
Ser peso aberto significa que os modelos fornecem um nível de transparência e independência que a maioria das pessoas não teve desde que o ChatGPT se tornou viral. O raciocínio em tempo real é visível e você pode ver como a ‘lógica’ do modelo leva às suas opções finais de como responder e como isso toma essa decisão.
Essa é uma grande mudança para o Openai. A empresa passou vários anos restringindo o acesso a suas ferramentas mais poderosas, oferecendo apenas pontos de extremidade da API e níveis pagos. Agora está retornando um pouco à era GPT-2, mas com modelos muito mais capazes. Mesmo assim, o modelo mais leve não é algo que todos se apressam como substituto para o aplicativo ChatGPT.
O GPTs está fora! Fizemos um modelo aberto que se apresenta no nível de O4-mini e corre em um laptop de ponta (WTF !!) (e um menor que corre em um telefone). Suer orgulhoso da equipe; Grande triunfo da tecnologia.5 de agosto de 2025
Acesso ao peso aberto
A flexibilidade fornecida pelos novos modelos pode ser um benefício para o OpenAI, à medida que a abordagem de peso aberto se torna mais popular. Deepseek, Meta e Mistral lançaram modelos abertos de alguma maneira recentemente. Mas a maioria acabou sendo semi-aberta, o que significa que são treinados em dados não revelados ou têm termos e limites de uso restritivos.
Os modelos GPT-OSS são diretos ao oferecer os pesos e a licença, embora os dados de treinamento permaneçam proprietários. E os modelos GPT-OSS da OpenAI trazem compatibilidade com a interface amplamente usada do OpenAI, bem como uma janela maior para como o modelo toma decisões que se destacam.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Portanto, onde os modelos Deepseek tendem a enfatizar o poder bruto e o desempenho relativamente baixo de seus modelos, o OpenAI está mais interessado em explicar como os modelos funcionam. Isso despertará o interesse de muitos desenvolvedores que tentam aprender ou experimentar. Você pode literalmente fazer uma pausa e ver o que está acontecendo dentro do modelo.
É também um sinal para a comunidade de desenvolvedores: o OpenAI está convidando as pessoas a construir com sua tecnologia de uma maneira que não é possível há anos. Esses modelos não apenas produzem conclusões de bate -papo; Eles oferecem uma fundação. Com a licença do Apache, você pode ajustar, destilar, incorporá-las ou envolvê-las em produtos totalmente novos. E você não precisa enviar dados para terceiros para fazê -lo. Aqueles que esperam um ecossistema de IA mais descentralizados provavelmente ficarão satisfeitos.
Para aqueles de nós que são menos técnicos, o ponto principal é que você pode ver aplicativos de IA que funcionam muito bem sem precisar de um preço de assinatura de você ou ferramentas personalizadas que não enviam seus dados para a nuvem. Com este lançamento, o Openai pode afirmar estar disposto a compartilhar mais com os desenvolvedores, se não tudo.
Para uma empresa que gastou grande parte dos últimos dois anos construindo sistemas fechados e assinaturas premium, liberando um par de modelos que essa capacidade sob licenças abertas parece uma grande mudança filosófica, ou pelo menos o desejo de fazer essa mudança parecer real.
E embora esses dois modelos não representem o impulso na era do GPT-5, o chefe do Openai Sam Altman provocou que ainda mais anúncios estejam no horizonte, por isso é provável que o modelo de próxima geração ainda esteja sendo preparado.
Fique conectado