- Um ‘filtro super-adesivo bioinspirado’ foi testado por cientistas coreanos
- Ele usa petróleo, imitando ‘pêlos nasais revestidos com muco’ para melhor filtrar a poeira
- Seu PC pode ser muito mais livre de poeira no futuro, como resultado, se isso se concretizar com filtros de caso de malha
Os filtros de poeira que visam impedir que as partículas entrem no seu PC ou laptop de mesa podem dar um grande salto adiante no futuro, graças a uma invenção que se modela após o nariz humano.
O ‘filtro super-adesivo bioinspirado’ foi testado por pesquisadores coreanos e é essencialmente uma malha revestida de óleo que interrompe mais efetivamente a poeira ou outras partículas infiltrantes, em suas trilhas.
Um artigo da revista Nature, de autoria de cientistas da Universidade de Chung-Ang na Coréia do Sul (como destacado pelo hardware de Tom), explica que a invenção é “inspirada nas habilidades naturais de filtração dos cabelos nasais revestidos com muco”, que não evocam as imagens mais agradáveis.
A realidade é que é um ‘filtro biomimético’ com um revestimento líquido fino e, assim como nos cabelos nasais, esse líquido ajuda a prender as partículas invasoras de maneira mais eficaz, enquanto elas se apegam a ele. Ou como o artigo coloca: “Quando o PM (material particulado) encontra o muco, um menisco se forma, gerando forte adesão pela capilaridade”.
O resultado desse filtro à base de óleo MIMIC deve ser um computador mais sem poeira. E enquanto os pesquisadores visam principalmente os sistemas de filtragem de ar doméstico ou industrial, a tecnologia pode ser aplicada a qualquer coisa em que seja necessário um filtro de poeira, incluindo o humilde PC.
Os filtros usam uma “camada de óleo de silicone fino e uniforme” que é pulverizada e capturam significativamente mais partículas do que os esforços tradicionais e são eficazes por 2-3x mais, nos disseram.
Para prolongar sua vida útil utilizável, os filtros podem ser lavados, secos e o óleo reaplicado simplesmente pulverizando-o (com um óleo não tóxico obviamente sendo usado).
Análise: Talvez Stot
Devemos nos preparar para a caixa de PC de muco mestre mais fria 5N0T, então? Bem, talvez não, mas essa inovação pode ter sérios benefícios para o mundo dos computadores.
É necessário um equilíbrio com a caixa típica da área de computadores ou do chassi de laptop, pois eles precisam de muitas aberturas para manter os componentes dentro do frio. No entanto, muito espaço para o ar passar por refrigeração significa muito mais poeira potencialmente entra no PC.
As malhas tradicionais tentam capturar essa poeira, mas nem sempre fazem muito trabalho. Claro, eles ajudam, mas se você olhar dentro do seu PC (através da janela de vidro da lateral, se tiver uma), poderá notar que é bem empoeirado lá.
Depois de alguns anos, a poeira pode se acumular em uma quantidade considerável, principalmente ao redor do ventilador da CPU e provavelmente a placa gráfica, se você não limpar dentro do seu estojo de PC. E sejamos honestos, a maioria de nós é boa demais em procrastinar quando se trata desse tipo de limpeza de PC (eu sei que sou).
Novos filtros que dependem do petróleo podem ser um benefício real em termos de manter seu PC muito mais livre de poeira ao longo de sua vida útil, talvez eliminando a necessidade de qualquer limpeza um dia – ou pelo menos fazer com que essa tarefa seja uma tarefa muito mais frequente.
Se toda essa palestra o inspirou a limpar seu PC, faça -o com muito cuidado (usando uma lata de ar comprimido) e verifique alguns bons conselhos sobre como executar isso corretamente (sem danificar os fãs). Esse é especialmente o caso dos laptops, e eu não recomendaria tentar abrir um caso de notebook, a fim de limpar dentro, para qualquer um, exceto os leitores mais experientes em tecnologia.