- Um engenheiro do Firefox sinalizou um problema aparente com o Lago Intel Raptor
- Essas CPUs estão travando mais no calor do verão na Europa
- Há uma maior prevalência de acidentes em locais onde as temperaturas aumentaram devido a ondas de calor, e a CPU de 14700k está sofrendo em particular
O Lago Raptor da Intel (e os processadores Raptor Lake Refresh) 13 e 14º e 14º geração estão lutando com a onda de calor na Europa, o que aparentemente está fazendo com que essas CPUs caíssem com mais frequência com um navegador popular.
Relatórios de hardware de Tom Que Gabriele Svelto, engenheiro sênior da equipe do navegador Firefox de Mozilla, sinalizou o problema Mastodonteobservando isso: “Se você tem um sistema Intel Raptor Lake e está no hemisfério norte, é provável que sua máquina esteja colidindo com mais frequência por causa do calor do verão”.
Para esclarecer, essas são falhas de navegador – em oposição aos trancos completos do sistema – e Svelto acrescenta que ele obteve essas informações graças aos relatórios do Firefox Crash provenientes dos PCs do Raptor Lake, que estão vinculados a países específicos da UE. Há uma maior prevalência de acidentes em lugares onde as temperaturas aumentaram acentuadamente durante o verão.
A questão é tão ruim que nos disseram que o nível de acidentes se tornou esmagador, o que significa que Mozilla teve que tomar medidas para desativar o botão de botão.
O Svelto observa: “Os sistemas Raptor Lake têm problemas de tempo/tensão que pioram com a temperatura. As coisas estão tão ruins no momento que tivemos que desativar um bot que estava apresentando relatórios de falhas automaticamente porque estava quase encontrando acidentes de pessoas com sistemas afetados”.
Outro usuário do Mastodon assume que isso está relacionado aos problemas conhecidos de degradação que atingem as CPUs Intel de 13 e 14 anos, com o calor exacerbando o problema. Svelto responde para concordar que sim, isso é verdade, ao adicionar uma ressalva, dizendo: “Sim, embora alguns desses bugs sejam muito repetíveis e previsíveis, o que é intrigante. Eles podem estar relacionados ao tempo ou até mesmo bugs de CPU consistentes (vimos um pouco deles também).”
À medida que o segmento de Mastodon avança, o engenheiro sugere que a atualização de microcódigo mais recente da Intel, codinome ‘0x12f’ para Raptor Lake (e Raptor Lake Refresh), realmente piorou as coisas, pelo menos em termos do que o Firefox está vendo aqui.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
O Svelto observa: “Em particular, o microcódigo 0x12C reduziu a incidência de vários bugs, mas eles voltaram com força total quando a Intel lançou a versão 0x12F”.
O patch 0x12f foi empurrado em maio de 2025, um bom tempo após as atualizações anteriores, como uma correção para um cenário de nicho mais, onde ocorreram problemas com os PCs que foram deixados continuamente (por dias seguidos, executando cargas de trabalho leves). A Svelto está, portanto, sugerindo que, embora esse patch melhorasse os assuntos para aqueles cenários periféricos, isso piorou as coisas para outras pessoas.
De acordo com o engenheiro, esses problemas de travamento com o Raptor Lake Chips estão mais acontecendo com os modelos Intel Core i7-14700K.
Análise: calor quente quente
Claramente, precisamos ter cuidado com a culpa aqui, no entanto. Aparentemente, algo deu substancialmente errado se a Mozilla precisava desativar um sistema porque estava ficando sobrecarregado com os relatórios de falhas.
Isso certamente sugere que o Firefox está apontando para um problema relacionado a chips – mesmo que a causa possa ser (teoricamente) parcialmente até o comportamento de buggy com o navegador, ela ainda está se manifestando apenas com certos silício Intel (a um nível aparentemente profundo, correlacionando -se com locais mais quentes da Europa).
O resfriamento também pode desempenhar um papel aqui, em termos dos refrigeradores da CPU. A razão pela qual o 14700K pode estar aparecendo muito mais nessas falhas pode ser porque é um chip rápido mais popular, possivelmente acoplado a uma solução de refrigeração menos eficaz como resultado. Enquanto aqueles que executam o cão superior ainda mais rápido 14900K (ou mesmo 13900K) provavelmente investiram em um cooler caro para acompanhar o processador e, portanto, pode ser menos propenso a superaquecimento de problemas à medida que as temperaturas subem, então não há tantos acidentes registrados. Também não haverá quase tantas fichas de 14900 mil por aí, devido à sua natureza mais cara.
O que será interessante ver é se outros desenvolvedores de software estão percebendo um tipo semelhante de padrão com seus produtos travando (navegadores ou outros) – e agora este relatório foi exibido, outros podem ter motivos para investigar mais os registros de falhas.
Obviamente, outro fator a ser observado será o desempenho das CPUs de Raptor Lake se as temperaturas continuarem a subir (durante o verão na Europa ou em outros lugares – ou mesmo mais amplamente à medida que os próximos dois anos rolam).
Mesmo antes disso, minha preocupação sempre foi o que a degradação subjacente que os problemas de instabilidade podem ter causado aos processadores de 13º e 14º geração. Como sabemos, esses chips estavam em execução em PCs por algum tempo em um estado problemático, com as correções de microcódigo aplicadas sendo de natureza preventiva – não uma cura, o que significa que eles não revertem nenhum dano que já foi feito. Então, poderia haver deterioração indetectável sob o capô do chip que só se manifesta muito mais tarde em sua vida útil – um processo possivelmente acelerado pelo processador que está funcionando muito quente, talvez?
Agora, as boas notícias – como os afetados sem dúvida lembram – é que a Intel aumentou a cobertura da garantia para essas CPUs a cinco anos. No entanto, como eu apontei no passado, e se no sexto ano, seu Raptor Lake CPU começar a descer a plughole em termos de problemas recorrentes de instabilidade? Você está sem sorte nesse caso, o que não parece muito justo – não é irracional esperar um processador, o motor de um PC, durar mais de meia década.
Obviamente, ainda não podemos tirar conclusões negativas, mas certamente vale a pena monitorar essa situação.
Fique conectado