- A NVIDIA anunciou que o apoio às GPUs da série GTX 10 termina em outubro de 2025
- Depois disso, essas placas gráficas, incluindo o GTX 1060, receberão apenas correções de segurança
- Ele também anunciou que o suporte ao Windows 10 será executado até outubro de 2026, espelhando o programa de suporte estendido da Microsoft para o sistema operacional
A Nvidia lançou um novo driver de gráficos e anunciou que em breve estará desenhando a cortina do suporte para os GPUs da GEFORCE GTX 10 Series, bem como os modelos GTX 900 – e o final dos jogadores do Windows 10 seguirá um ano depois.
Como A Ars Technica destacouo Notas de liberação para o driver versão 580.88 Veio com a revelação de que as placas gráficas baseadas em Maxwell e Pascal Architecture – que significa produtos GTX 900 e 10 Series – testemunharão seu lançamento final do motorista em outubro de 2025.
Depois disso, eles receberão apenas atualizações trimestrais de segurança para corrigi -las contra vulnerabilidades, e isso é tudo. Os patches de segurança também terminarão em outubro de 2028 para esses produtos.
Se outubro de 2025 tocar uma campainha, é porque é também o mês em que a Microsoft deixa de lado o suporte para o Windows 10, e isso também é encerrado neste anúncio da NVIDIA.
A Team Green disse que está estendendo o suporte ao motorista pronto para o Windows 10 a outubro de 2026, para refletir o suporte estendido da Microsoft, oferece aos consumidores que desejam manter o sistema operacional e ainda não atualizar para o Windows 11. Ou, de fato, as pessoas que podem não ser capazes de atualizar para o sistema operacional mais recente, devido ao seu PC não atender aos requisitos de hardware.
Esse movimento não surpreende, pois a Nvidia já nos disse no início de julho que os motoristas do V580 seriam os últimos a apoiar as placas gráficas Maxwell e Pascal – simplesmente não sabíamos exatamente quando o corte estava chegando e agora fazemos.
Se você é afetado, o que isso significa exatamente?
Como afirmado, existem duas categorias de jogadores de PC que isso afeta: aqueles com GPUs modelo GTX 10, como o GTX 1060, e aqueles que executam o Windows 10. Além disso, algumas pessoas estarão nos dois campos, sem dúvida – talvez alguns.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
As placas gráficas da série GTX 10 ainda são razoavelmente populares em alguns casos (enquanto os produtos GTX 900 praticamente diminuíram para nada). De fato, o GTX 1060 é na verdade a 12ª GPU mais popular de acordo com a mais recente pesquisa de hardware do Steam – e uma vez reinou supremo – por isso ainda está vendo muito uso.
Após outubro de 2025, esta GPU, juntamente com outras 10 ofertas da série como 1070 e 1080, receberá apenas atualizações de segurança. Isso significa que eles ainda serão seguros de usar – corrigidos contra qualquer façanha em motoristas que possam ser encontrados pelos maus atores por aí – mas eles não receberão suporte para novos jogos ou recursos.
Assim, com o passar do tempo, você descobrirá que seu confiável GTX 1060 se torna mais idiota e menos confiável com novos jogos, à medida que sua versão final do motorista envelhece e geralmente fica mais irregular. Observe que, se você seguir os jogos antigos, que foram atendidos antes do suporte do jogo, você deve ficar bem, pelo menos em teoria.
Quanto aos do Windows 10, você ficará bem por mais um ano. Você ainda terá suporte completo ao motorista até outubro de 2026, conforme observado, então ficará bem até então. Supondo que você mantenha o Windows 10 seguro, é claro – usando a oferta da Microsoft de suporte estendido, que agora é gratuito, com uma pequena captura.
Após outubro de 2026, porém, você precisará atualizar para o Windows 11, ou não receberá novos drivers – portanto, não há suporte de jogo ou patches de segurança – não importa o quão nova seja sua GPU da NVIDIA.
Nesse ponto, você está realmente olhando para uma atualização do Windows 11 – ou uma mudança para outra coisa completamente – a menos que a Microsoft estenda ainda mais o suporte ao Windows 10 para os consumidores além de 2026 (o que parece improvável, mas pode acontecer). Nesse caso, a Nvidia pode refletir novamente a mudança com seus próprios drivers – já que foi o que aconteceu aqui – mas nada é garantido por qualquer meio.
Fique conectado