Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Maior vazamento de dados da história expõe 16 bilhões de ‘passwords’
Notícias

Maior vazamento de dados da história expõe 16 bilhões de ‘passwords’ 

Pelo menos 16 bilhões de senhas de contas da Apple, Facebook, Netflix e PayPal foram expostas naquela que é considerada a maior violação de dados de todos os tempos. O alerta foi dado pelo Cybernews, um grupo de especialistas em segurança cibernética, citado pela Forbes.

Segundo a revista de negócios norte-americana, trata-se do maior vazamento de senhas da história, sendo muito superior ao vazamento de mais de 184 milhões ocorrido em maio deste ano.

O caso começou a ser investigado no início de 2024, e os especialistas descobriram 30 conjuntos de dados separados, cada um contendo entre dezenas de milhões e 3,5 bilhões de registros, revelou Vilius Petkauskas, do Cybernews.

Entre os dados comprometidos estão logins e senhas de redes sociais, serviços de VPN, plataformas e contas da Apple, Google, Facebook, GitHub, Telegram e até mesmo de recursos governamentais.

Essas informações podem ser usadas para ataques de phishing — um tipo de ataque que utiliza técnicas de engenharia social para capturar informações sensíveis das vítimas por meio de e-mails — e para invasões de contas.

“Isso não é apenas um vazamento – é um plano para exploração em massa”, destacou o grupo. “Não se trata apenas de vazamentos antigos sendo reciclados.”

Como criar uma senha forte e segura?
No ano passado, a PROTESTE divulgou um guia com dicas para criar senhas fortes e seguras. Veja as principais recomendações:

  • Use uma senha única para cada conta;
  • Evite utilizar dados pessoais nas senhas;
  • Crie uma frase-senha;
  • Guarde suas senhas somente para você;
  • Proteja suas contas com autenticação em dois fatores;
  • Troque suas senhas com frequência;
  • Use um gerenciador de senhas.
  • Como saber se você foi hackeado?
  • Você pode inserir seu e-mail no site Have I Been Pwned? para verificar se alguma conta vinculada a ele foi alvo de vazamentos ou ataques.

Como proteger suas contas?
Altere as senhas de todas as contas/serviços importantes;
Use geradores de senhas, que ajudam a criar e armazenar combinações seguras;

Desconfie de mensagens SMS e e-mails suspeitos.

Vale destacar que, apenas em 2024, o gabinete de cibercrime do Ministério Público recebeu 3.973 denúncias, o maior número desde 2016 — ano em que esse órgão passou a registrar queixas de crimes cibernéticos por e-mail.

Esses dados fazem parte da estratégia da Procuradoria-Geral da República (PGR) para o combate ao cibercrime, divulgada em março. No documento, é ressaltado que as denúncias vêm sendo “cada vez mais numerosas ano após ano” e representam apenas uma parte das reclamações recebidas por todos os serviços do MP.

Esse tipo de crime inclui campanhas de golpes como o “olá, mãe; olá, pai”, fraudes com boletos falsos, sites falsos de venda de roupas ou páginas fraudulentas de órgãos públicos.

Leia Também: Trump estende em 90 dias prazo para que TikTok evite suspensão nos EUA

Leia Também: ChatGPT é acusado de incentivar teorias perigosas e abandono de remédios

Leia Também: Eslovénia retira ‘pen drives’ chinesas devido a ameaça cibernética

Leia Também: Elon Musk publica teste toxicológico após acusações de uso de drogas

Leia Também: Huawei lança no Brasil celular de R$ 33 mil, primeiro do mundo com tela que dobra em três

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *