Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Lula e Xi Jinping conversam sobre defesa do multilateralismo, em meio a tarifaço
Economia

Lula e Xi Jinping conversam sobre defesa do multilateralismo, em meio a tarifaço 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite de segunda-feira (11), em meio à crise provocada pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação, feita a pedido de Lula, durou cerca de uma hora e tratou da conjuntura geopolítica, das relações bilaterais e do papel de fóruns como o G20 e o BRICS na defesa do multilateralismo.

De acordo com o comunicado oficial, Lula e Xi destacaram avanços na parceria estratégica bilateral e se comprometeram a ampliar a cooperação para áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites. Xi também indicou que a China estará representada na COP30, em Belém, por uma delegação de alto nível para tratar do combate às mudanças climáticas.

A conversa ocorre em um momento de forte impacto econômico para o Brasil. O governo estima que cerca de 36% das exportações brasileiras aos EUA passaram a ser taxadas em 50% desde a última semana. Por outro lado, 44,6% das vendas ficaram fora da nova tarifa, incluindo itens como suco de laranja, madeira e derivados de petróleo.

Continua depois da publicidade

Na visão de Xi, segundo a agência estatal Xinhua, Brasil e China podem dar um exemplo de “autossuficiência” e devem se opor “firmemente ao unilateralismo e ao protecionismo”.

O telefonema também reforçou a articulação de Lula com outras lideranças do BRICS diante do tarifaço de Donald Trump, que estendeu, na tarde de segunda, em mais 90% a trégua comercial dos EUA com a China. Na semana passada, Lula já havia conversado com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e, no fim de semana, com o presidente russo, Vladimir Putin.

Postagens relacionadas