Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Israel denuncia nova violação do acordo pelo Hamas
Mundo

Israel denuncia nova violação do acordo pelo Hamas 

Autoridades de Israel confirmaram nesta terça-feira (28) que os restos mortais entregues na noite passada pelo Hamas não pertencem a nenhum dos corpos dos 13 reféns que continuam na Faixa de Gaza, mas a um sequestrado que o Exército encontrou em dezembro de 2023 no enclave palestino e que já foi enterrado.

“Após completar o processo de identificação nesta manhã, descobriu-se que os restos que foram devolvidos na noite passada pertencem ao sequestrado Ofir Tzarfati, que foi recuperado da Faixa de Gaza em uma operação militar há aproximadamente dois anos. Foi entregue uma mensagem à sua família”, disse o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em um comunicado oficial.

O governo ressaltou que esta é uma clara violação do acordo alcançado no início do mês e será assunto de uma reunião com autoridades de segurança nesta terça para decidir quais medidas tomarão em resposta.

Israel afirma que o Hamas tem acesso a “muitos” corpos no enclave, mas está relutante em devolvê-los, o que constitui uma violação do acordo de cessar-fogo, que estabeleceu a devolução dos corpos das vítimas como uma exigência para o grupo terrorista.

O sequestrado Ofir Tzarfati foi feito refém aos 27 anos durante o festival de música Nova – onde tinha ido comemorar seu aniversário. Em 27 de novembro de 2023, o Exército israelense confirmou sua morte e, em 1º de dezembro, anunciou que havia recuperado seu corpo de Gaza.

No âmbito do cessar-fogo, o Hamas libertou os 20 sobreviventes do cativeiro em troca de cerca de dois mil presos palestinos. Além disso, entregou os corpos de 15 reféns, restando 13 sob o controle dos terroristas.

Uma segunda parte do plano de paz do presidente americano Donald Trump, que envolve o desarmamento do Hamas e uma transição de governo em Gaza sem a presença dos terroristas, ainda está travada.

Postagens relacionadas