Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Israel confirma que recebeu mais corpos de reféns do Hamas
Mundo

Israel confirma que recebeu mais corpos de reféns do Hamas 

Israel confirmou ter recebido nesta quinta-feira (24) os corpos de mais dois reféns israelenses que morreram durante o cativeiro em Gaza, após terem sido sequestrados pelo grupo terrorista Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023. Segundo informou o Escritório do Primeiro-Ministro, exames do Centro Nacional de Medicina Forense identificaram as vítimas como Amiram Cooper, de 85 anos, e Sahar Baruch, de 25.

Em comunicado oficial, o governo israelense disse que “o Governo de Israel compartilha o profundo pesar das famílias Cooper e Baruch e de todas as famílias dos reféns assassinados. O Hamas está obrigado a cumprir suas obrigações perante os mediadores e repatriar os corpos dos falecidos”.

Segundo o braço armado do Hamas em Gaza, as chamadas Brigadas Al-Qassam, os corpos dos reféns foram encontrados em um túnel na cidade de Khan Younis, no sul do enclave, após 13 dias de buscas. O grupo terrorista afirmou ter recuperado os restos mortais na terça-feira (22) e prometido entregá-los, mas adiou a devolução depois dos bombardeios israelenses entre terça e quarta-feira (24), após o próprio Hamas ter violado o cessar-fogo, segundo Israel.

Amiram Cooper, segundo fontes da mídia israelense, teria sido assassinado pelos sequestradores terroristas. Ele era um dos fundadores do kibutz Nir Oz, local de onde foi levado durante o massacre de 7 de outubro e permaneceu meses em poder do Hamas.

Sahar Baruch, de 25 anos, morreu durante uma operação de resgate malsucedida das Forças de Defesa de Israel (FDI) em 8 de dezembro do ano passado. À época, as FDI informaram não ser possível determinar se Baruch foi assassinado por terroristas do Hamas ou atingido por fogo amigo durante o confronto.

A devolução dos corpos foi feita com apoio da Cruz Vermelha, ainda restam 11 corpos de reféns israelenses em poder do grupo na Faixa de Gaza. O grupo terrorista, pelo acordo de cessar-fogo, deve devolver todos os corpos de reféns que morreram no enclave. Todos os reféns que ainda estavam vivos já foram libertados.

As autoridades israelenses acusam o Hamas de estar usando os corpos dos reféns como instrumento de chantagem política para violar os termos do cessar-fogo em vigor.

Postagens relacionadas