A Polícia do Reino Unido iniciou nesta sexta-feira (24) uma operação de busca após a libertação, “por engano”, de um imigrante etíope condenado por abuso sexual em uma prisão na Inglaterra. Hadush Gerberslasie Kebatu, de 38 anos, deveria ter sido transferido para um centro de detenção de imigração antes de sua deportação, mas acabou sendo solto da prisão de Chelmsford, no condado de Essex.
Segundo o Ministério da Justiça, o erro ocorreu dentro do sistema prisional e está sendo investigado internamente. Um funcionário foi afastado de suas funções.
“Estamos trabalhando urgentemente com a Polícia para devolver este criminoso à custódia”, afirmou um porta-voz do Serviço Penitenciário britânico, acrescentando que “a proteção do público é a prioridade máxima”.
Kebatu havia chegado irregularmente ao Reino Unido em um bote pelo Canal da Mancha e foi condenado em setembro a 12 meses de prisão por abusar sexualmente de uma mulher e uma menina de 14 anos na cidade de Epping, no leste da Inglaterra. O tribunal também impôs uma ordem de prevenção de danos sexuais por cinco anos e o obrigou a se registrar como agressor sexual por uma década.
De acordo com a Polícia de Essex, investigações iniciais mostraram que Kebatu embarcou em um trem com destino a Londres na estação de Chelmsford, minutos antes de o erro ser comunicado às autoridades.
“Compreendemos a preocupação do público e podemos garantir que nossos agentes estão trabalhando para localizá-lo e detê-lo com urgência”, declarou um porta-voz da corporação.
O ministro da Justiça do Reino Unido, David Lammy, afirmou estar “chocado com a libertação por erro” do imigrante e ordenou uma investigação imediata do caso.
“Estamos trabalhando com a polícia para rastreá-lo, e determinei uma investigação urgente. Kebatu deve ser deportado por seus crimes, não permanecer nas nossas ruas”, publicou Lammy na rede social X. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, classificou o caso como “totalmente inaceitável” e reforçou que “este homem deve ser capturado e deportado por seus crimes”.
A libertação de Kebatu reacendeu críticas à política migratória do governo trabalhista britânico. A líder do Partido Conservador, Kemi Badenoch, afirmou que “todo o sistema está colapsando sob o comando do Partido Trabalhista”.
“[…] Este homem foi condenado recentemente. É um nível de incompetência inacreditável”, acrescentou Badenoch.
O líder do partido da direita nacionalista Reform UK, Nigel Farage, também reagiu ao caso, dizendo que agora o imigrante criminoso “caminha pelas ruas” tranquilamente.
“A Grã-Bretanha está quebrada”, disse Farage, em crítica contra o governo trabalhista. O caso ocorre em meio ao momento do debate público sobre o impacto da imigração ilegal no país.
Fique conectado