O Ibovespa Futuro opera em baixa nos primeiros negócios desta segunda-feira (22), com investidores atentos a falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de diversas autoridades do Federal Reserve, além do relatório de receitas e despesas. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro caía 0,29%, aos 146.375 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Haddad participa como palestrante no painel de abertura do BTG Pactual MacroDay, marcado para 9h em São Paulo. Já o governo deve divulgar o relatório de receitas e despesas, ainda sem horário definido.

Já no exterior o foco recai sobre o Federal Reserve, uma vez que os investidores seguem atentos para avaliar a trajetória da política monetária dos Estados Unidos depois que o Fed indicou um afrouxamento gradual no futuro.
Uma série de autoridades do banco central norte-americano deve falar ao longo da semana, incluindo John Williams, Thomas Barkin e Stephen Miran nesta segunda, e Raphael Bostic e Michelle Bowman na terça, junto com o chair do Fed, Jerome Powell.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,38%, o S&P Futuro recuava 0,34% e o Nasdaq Futuro tinha baixa de 0,38%.
Continua depois da publicidade
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista subia 0,19%, aos R$ 5,332 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,19%, aos 5.337 pontos.
Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, com os investidores refletindo sobre a decisão de política monetária da China. O banco central chinês manteve as taxas preferenciais de juros (LPR) inalteradas pelo quarto mês consecutivo, em linha com uma pesquisa da Reuters.
Continua depois da publicidade
As ações de tecnologia da Índia caíram quase 3%, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma taxa de visto de US$ 100.000 para novos vistos H-1B, reservados a trabalhadores estrangeiros altamente qualificados. Dos quase 400.000 vistos H-1B emitidos em 2024, 71% foram para cidadãos indianos.
Os preços do petróleo operam em alta nesta segunda, apagando parte das perdas da véspera.
As cotações do minério de ferro na China subiram, com o aumento da produção de aço para altos-fornos em meio à crescente demanda por materiais de construção antes do feriado do Dia Nacional da China.
Continua depois da publicidade
(Com Reuters)
Fique conectado