Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Hamas divulga vídeo de refém israelense cavando a própria cova
Mundo

Hamas divulga vídeo de refém israelense cavando a própria cova 

O grupo terrorista Hamas divulgou neste sábado (2) um vídeo do refém israelense Evyatar David, no qual ele cava sua própria cova dentro de um túnel na Faixa de Gaza. Os terroristas já haviam divulgado fotos de Evyatar na última sexta-feira, cujas imagens chamavam a atenção por sua extrema magreza.

“O que estou cavando é minha própria cova”, diz David, de 24 anos, enquanto usa uma pá contra a terra dentro de um túnel de apenas um metro de largura na Faixa. “O tempo está se esgotando” afirma.

No final do vídeo, o jovem desaba sobre a pá, após pedir uma trégua que lhe permita voltar para casa, e o grupo terrorista mostra o texto: “Apenas um acordo de cessar-fogo pode trazê-los de volta com vida”.

Nas imagens, David é visto escrevendo em um calendário, sobre o qual explica que registra o que come diariamente.O jovem menciona que intercala lentilhas ou feijão de um dia para o outro e, no meio, chega a passar de um a três dias sem comer.

Os vídeos produzidos pelos terroristas de Gaza são roteirizados, segundo outros reféns que saíram do enclave, que, no entanto, também relataram como foram privados de alimentos e sofreram agressões físicas ou psicológicas.

“Isso é para dois dias, para me manter vivo”, diz David, com um semblante neutro, no vídeo, enquanto come diretamente de uma lata de legumes.

O jovem se dirige também diretamente ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: “Sinto que fui abandonado. Como primeiro-ministro do meu governo, você tem que cuidar de mim e dos outros prisioneiros”.

“Eu tinha ouvido que em Israel o governo tem que se preocupar com os prisioneiros e com qualquer pessoa detida pelo inimigo. Sinto que me abandonaram. Tudo o que aprendi e com o que cresci é uma mentira”, diz Evyatar.

Três vídeos de reféns em três dias

Este é o segundo vídeo de Evyatar David que o Hamas publica em menos de 24 horas. Ontem à tarde, os terroristas divulgaram um outro vídeo no qual o jovem aparecia mas não falava. Chamou a atenção sua magreza extrema.

Além disso, na noite de quinta, a Jihad Islâmica Palestina publicou outro vídeo do refém Rom Braslavski, também visivelmente desnutrido, no qual ele não parava de chorar pedindo ao governo que permitisse a entrada de alimentos em Gaza.

O Hamas costuma publicar vídeos de reféns, e utiliza essa ferramenta para exercer pressão psicológica sobre Israel, sobretudo, em momentos críticos de negociações sobre o cessar-fogo em Gaza. Neste momento, conversas sobre tréguas estão estagnadas, e o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, está no país para abordar a situação.

As imagens também foram divulgadas em um momento em que países e ONGs denunciam que Israel está promovendo a fome em Gaza.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *