Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Governo Lula avalia três nomes para substituir JP Nascimento na CVM, diz jornal
Economia

Governo Lula avalia três nomes para substituir JP Nascimento na CVM, diz jornal 

O governo federal analisa três nomes para assumir a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após a saída antecipada de João Pedro Nascimento do cargo na última sexta-feira (18). A definição deve ocorrer até o início de agosto, segundo apuração do jornal Valor Econômico.

De acordo com a reportagem, os dois nomes mais cotados são Marina Copola, atual diretora da autarquia, e o advogado André Pitta. Flavia Perlingeiro, ex-diretora da CVM e atualmente no BNDES, também foi mencionada, mas com menor força.

Marina Copola foi indicada por Lula à CVM em 2023 e teve seu nome aprovado pelo Senado em dezembro do mesmo ano. Já André Pitta é advogado com atuação no mercado de capitais. Flavia Perlingeiro integrou a diretoria da CVM entre 2019 e 2023.

A sucessão ocorre após João Pedro Nascimento deixar o comando da CVM antes do término de seu mandato, que iria até julho de 2027. O novo presidente cumprirá o restante do mandato. Atualmente, além da presidência, há uma vaga aberta na diretoria da autarquia desde o início do ano, para a qual é cotada a advogada Laura Patella.

Ainda segundo o Valor, o governo quer evitar que o processo de escolha seja politizado e considera todos os nomes tecnicamente qualificados. Há expectativa de resistência por parte de senadores da oposição, o que pode levar o Planalto a montar uma força-tarefa para aprovar os nomes no Senado. Se Marina Copola for indicada à presidência, a diretoria dela na CVM ficará vaga — e, nesse caso, o nome de André Pitta também surge como possível substituto.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário