Depois de abrir seu capital na bolsa de valores brasileira na semana passada, a empresa de criptomoedas OranjeBTC quer expandir suas reservas de Bitcoin e lançar programas educacionais para promover uma adoção mais ampla de ativos digitais no país.
A empresa, apoiada por investidores que incluem o pioneiro do Bitcoin Adam Back e os irmãos bilionários Tyler e Cameron Winklevoss, já detém 3.675 Bitcoins em sua tesouraria, avaliados em cerca de R$ 2,4 bilhões, de acordo com o CEO e fundador Guilherme Gomes.
Leia também: Bitcoin sobe mais de 30% no ano e desafia topos históricos — até onde pode ir?

Isso a coloca entre as 30 maiores detentoras entre 345 entidades que incluem o ativo digital em seus balanços, segundo dados compilados por BitcoinTreasuries.net.
A OranjeBTC planeja combinar sua crescente reserva de Bitcoin com um braço de educação que oferecerá cursos, eventos e treinamento, acrescentou Gomes.
Back confirmou ser um investidor da Oranje BTC. Os gêmeos Winklevoss não responderam aos pedidos de comentário.
Continua depois da publicidade
Tyler Winklevoss postou o seguinte texto em suas redes sociais:
“O Bitcoin está comendo o mundo. Parabéns à equipe @ORANJEBTC por abrir o capital da OranjeBTC — a maior Empresa de Tesouraria de Bitcoin da América Latina – na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, sob o ticker: OBTC3. A @winklevosscap é uma investidora orgulhosa. O mundo precisa de dinheiro sólido…”
A OranjeBTC compete com o Méliuz, cuja diretoria, no início deste ano, aprovou a criação de uma nova estratégia de tesouraria focada na aplicação de recursos e realização de investimentos em Bitcoin.
Josh Levine, presidente da OranjeBTC e ex-executivo da BlackRock Inc. e Bridgewater Associates, vê o Brasil como o mercado de capitais mais sofisticado da América do Sul. Ele prevê que a empresa crescerá em ritmo acelerado, principalmente devido à rápida adoção de novas tecnologias no país.
“Este mercado sempre me impressionou desde os meus primeiros dias como trader por ser tão inovador e, com o que está acontecendo em blockchain e Bitcoin, parecia um ajuste natural”, disse Levine em entrevista. “Este mercado é tão singularmente inovador financeiramente que foi uma boa combinação para o que estamos fazendo.”
O valor de mercado da empresa é de cerca de R$ 3,8 bilhões, segundo dados compilados pela Bloomberg. Ela opera com cerca de 30 funcionários e tem reservas de caixa suficientes para mais de três anos, disse Gomes.
Continua depois da publicidade
A OranjeBTC abriu o capital por meio de um IPO reverso com a aquisição do Cursinho Intergraus. O negócio foi finalizado no início de setembro, com os executivos agora planejando usar o braço educacional do Intergraus como base para suas novas ofertas focadas em Bitcoin, ativos digitais e inteligência artificial.
© 2025 Bloomberg L.P.
Fique conectado