Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Furacão Melissa ganha força e ameaça países do Caribe
Mundo

Furacão Melissa ganha força e ameaça países do Caribe 

O furacão Melissa, de categoria 5, deve atingir o solo na Jamaica nas próximas horas, com capacidade de provocar a “tempestade do século” na ilha caribenha, segundo o mais recente relatório do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, divulgado nesta terça-feira (28).

Há previsão de que a Jamaica seja atingida por ventos catastróficos e inundações torrenciais. Em seguida, o furacão se deslocará pelo sudeste de Cuba na manhã de quarta-feira (29) e continuará em direção ao sul e ao centro das Bahamas.

Atualmente, os ventos máximos gerados pelo Melissa atingem 280 km/hora, com rajadas ainda mais intensas, mantendo-o como um furacão de grande intensidade, categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Embora sejam esperadas flutuações em sua intensidade, o NHC insiste que ele tocará o solo com força devastadora, capaz de causar danos estruturais totais em áreas expostas e elevadas.

O furacão já está fazendo sentir seu impacto: o Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston, registrou ventos sustentados de 65 km/hora e rajadas de 83 km/hora.

Além do vento, as precipitações causadas pelo furacão serão torrenciais, o que poderá ocasionar inundações repentinas “potencialmente catastróficas” e deslizamentos de terra em larga escala.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) disse nesta terça-feira que estima-se que pelo menos um milhão e meio de pessoas sofrerão de forma direta o impacto do poderoso furacão Melissa em sua rota pelo Caribe, a maioria delas na Jamaica, o que representa mais de um terço de sua população total.

Ainda na ilha caribenha, as autoridades prepararam mais de 800 abrigos para receber civis evacuados, pois antecipam-se graves danos às infraestruturas, o isolamento de comunidades inteiras e a interrupção dos serviços essenciais devido à força do furacão Melissa.

Postagens relacionadas