De 26 a 28 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília recebe pela primeira vez o Festival Paredão Ocupa o Museu. Gratuito, o evento reúne algumas das maiores estruturas de som usadas em festas populares pelo país, conhecidas como paredões.
Depois de duas edições no Rio de Janeiro, o festival chega à capital com três noites de programação dedicada a estilos que movimentam bailes e festas nas periferias e nos interiores do Brasil. O público poderá conferir uma aparelhagem do Pará, uma radiola de reggae do Maranhão e um paredão de funk. É a primeira vez que uma aparelhagem paraense participa de um evento em Brasília.
Além dos shows, o festival terá debates, exibições audiovisuais, feira gastronômica e participação de DJs convidados. A ideia é oferecer uma imersão nesse universo, explorando tanto a potência sonora quanto os contextos culturais desses equipamentos.
“O festival se destaca por ser um encontro único de estruturas sonoras, onde os verdadeiros protagonistas são os sistemas de som que movimentam as culturas periféricas e regionais do Brasil. O evento transforma o espaço em uma grande exposição ao ar livre dessas imponentes estruturas”, explica Bárbara Vida, uma das organizadoras.
Transporte gratuito
O CCBB disponibiliza transporte gratuito por meio da ação Vem pro CCBB. As vans saem da Biblioteca Nacional de quinta a domingo. É possível garantir lugar retirando ingresso no site, na bilheteria ou pelo QR Code disponível no local de embarque. Mesmo sem ingresso, quem estiver no ponto pode usar o serviço, se houver vagas.
Serviço
Festival Paredão Ocupa o Museu
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Local: CCBB Brasília
Entrada: gratuita, A retirada de ingressos será feita, na semana do evento, no site e na bilheteria.
Classificação: Debates e filmes terão classificação livre | Show na sexta e sábado terão classificação: 18 anos | Show de domingo terá classificação livre
Instagram: @ccbbbrasilia e @festivalparedao
Horários da van | De quinta a domingo:
Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30
Fique conectado